Sua mente continua funcionando mesmo após a morte
Certamente você já ouviu histórias de pessoas que tiveram experiências chamadas de quase-morte.
Relatos de que, quando estavam em um leito de hospital, puderam ouvir os médicos anunciando sua morte. Essas pessoas acreditam que isso foi possível porque, ao morrerem, suas almas teriam se desprendido de seus corpos e então puderam assistir a tudo o que acontecia à sua volta.
Difícil de acreditar? Ou essa seria a prova de que existe vida após a morte do corpo? Bom, independente do que você pense sobre essa questão, um estudo realizado por cientistas de uma Universidade de Nova Iorque traz uma explicação mais racional para o fenômenos experienciado por essas pessoas. Ele provou que o cérebro humano continua funcionando, mesmo depois que o corpo já não apresenta mais qualquer sinal de vida.
Existe vida depois da morte?
Este estudo foi conduzido por Sam Parnia. Ele e sua equipe pesquisaram o comportamento de pacientes que sofreram ataques cardíacos e, pouco tempo depois, foram reanimados. Essas pessoas relataram que puderam ouvir os médicos anunciando a sua morte e que conseguiram escutar o que eles conversaram depois disso.
Estas histórias seriam fruto da imaginação desses pacientes? A pesquisa mostrou que não.
Parnia e sua equipe estudaram esses relatos e os compararam com a versão dos médicos e dos enfermeiros que estavam presentes no momento em que a morte foi anunciada. Analisaram os detalhes dessas histórias e concluíram o que, para muitos, pode parecer inacreditável: todos os dados correspondiam às histórias contadas pelos pacientes!
Esse estudo fascinante mostrou que as pessoas sabem que estão mortas pois as suas consciências continuam a funcionar. Os médicos definem que um paciente está morto quando o coração para de bater e o fluxo de sangue que vai para este órgão que o bombeia e o distribui para o resto do corpo, é interrompido.
De acordo com Parnia, a partir do momento em que o sangue não circula mais pelo cérebro, as funções cerebrais são interrompidas e então a pessoa perde todos os reflexos que possuía. Mas a pesquisa mostrou que existem evidências de que, quando morremos, uma descarga de energia acontece no cérebro.
No ano de 2013, uma outra pesquisa realizada no estado de Michigan, também nos EUA, mostrou que o cérebro de ratos que tiveram um ataque cardíaco induzido, continuava a funcionar mesmo após as suas mortes.
Parma acredita que o estudo que ele e sua equipe fizeram pretende entender exatamente o que todos nós vamos experienciar quando morrermos.
Saiba mais :