Os sumérios e os deuses astronautas
Civilizações antigas são encantadoras. Elas nos ajudam a desvendar nossa própria história e entender melhor o presente, alcançar uma compreensão mais aprofundada da realidade social humana e projetar o futuro. Aos sumérios são atribuídos grandes feitos, como veremos a seguir, mas o mais importante legado dessa civilização para nós é a linguagem escrita, que nasceu nessa cultura. Eles inventaram o que conhecemos por escrita cuneiforme, comunicação registrada com auxílio de objetos em formato de cunha, deixando registros de suas crenças como uma grande herança para os povos que vieram depois. Sem a linguagem, nada seríamos, já que somos seres históricos. Vamos saber mais?
Um pouco da história suméria
Os sumérios são a mais antiga civilização de que temos notícia. Eles se desenvolveram na região ao sul da Mesopotâmia, agora o Iraque, e sua cultura prosperou até cerca de 1700 a.c, quando os babilônios os subjugaram e assumiram o controle da região. Além da escrita, os sumérios foram o povo responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estado e pelo desenvolvimento de uma base astronômica muito importante para a astronomia moderna, além de uma rica literatura e produção artística.
Eles possuíam técnicas de irrigação dos rios muito avançadas, que alimentavam as suas plantações e as áreas urbanas com concentração populacional. A economia suméria, portanto, estava associada à administração dos recursos hídricos, mas havia também as atividades típicas das cidades como o artesanato e a manufatura. A arquitetura dos sumérios concentrava-se na construção de templos em forma de pirâmides chamados zigurates, que geralmente eram usados para reverenciar algum deus ou reis.
A astronomia suméria era extremamente avançada: seus observatórios eram capazes de obter cálculos do ciclo lunar que diferem em segundos dos nossos cálculos atuais, além de indícios de que já conheciam o planeta Plutão. Dominavam os números de forma assombrosa, tendo a habilidade de calcular com impressionantes 15 casas, com resultado final igual a 195.955.200.000.000, quando nem os gregos não se atreveram a ultrapassar o número 10.000 e consideravam infinito qualquer valor que ultrapassasse essa marca. Eram também grandes inventores tecnológicos, responsáveis pela criação de rodas e fornos de assar alimentos, artefatos considerados muito inovadores para a época primitiva na qual viviam.
“A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído”
Além de tecnológicos e intelectuais, os sumérios eram muito místicos e será este o foco deste artigo, a espiritualidade única dessa civilização que ainda hoje está envolta em mistério e que pode estar relacionada com a origem humana na Terra.
Sumérios, extraterrestres e mitologia
Sim, os sumérios são fascinantes. E cultuavam deuses astronautas. Um objeto em forma de cilindro datado da época suméria mostra a imagem de um deus dando um arado para a humanidade, além de um detalhado mapa astronômico do sistema solar, que sugere o posicionamento correto dos astros e o formato de esfera aos planetas.
Outras peças artísticas também sugerem o contato dos sumérios com civilizações extraterrestres: pequenas estátuas de possíveis astronautas, naves espaciais e foguetes, que os sumérios moldavam em argila. Além disso, muitas peças e utensílios sumérios foram espalhados pela América Central e outras partes do globo, feito impossível nessa época remota onde os deslocamentos à grandes distâncias eram impossíveis.
Seria possível que seres extraterrestres tivessem descido na Terra e transmitido conhecimento para os sumérios? Isso explicaria a fantástica vida dos reis sumérios e sua incrível tecnologia e conhecimentos matemáticos e astronômicos.
“No meu coração você é um ser humano, mas nos meus olhos você não é um homem.”
Eram adeptos de uma religião politeísta, caracterizada por deuses antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noções que estão presentes também em cosmogêneses posteriores como a grega e nórdica. Essas divindades eram chamadas de Anunnaki, ou “Aqueles que dos Céus Vieram” e criaram a raça humana para trabalharem na extração do ouro e metais preciosos, pois diziam esses deuses que precisavam desses materiais para proteger seu planeta. Porém, houve uma época em que estes deuses ficaram desapontados e decidiram expressar seus sentimentos através de terremotos e catástrofes aparentemente naturais, visando acabar com a criação. Então, a essência primordial da crença suméria baseava-se na ideia de que toda a humanidade estava à mercê desses deuses extraterrestres e que a eles devíamos obediência e submissão, devendo agradá-los a qualquer custo. Assim, monumentos e inclusive pirâmides foram construídas, intrigando ainda mais os historiadores já que outras pirâmides também são encontradas em culturas que possuem igual misticismo e mistério.
Os Anunnaki e a origem humana
Essa é aparte da cultura suméria que mais causa espanto. Como falamos antes, eles cultuavam deuses que diziam ter vindo de outro planeta e que criaram a humanidade, aos quais chamavam de Anunnaki. Mas vejamos com mais atenção: cultuar deuses e deusas é natural do ser humano e ponto comum entre todas as culturas e civilizações conhecidas. Moravam nos céus, eram muitos ou um único deus, algumas vezes astros como sol e a lua.
Mas seres de outro planeta que chegam em naves à Terra? Essa é uma concepção muito peculiar e incomum, até mesmo para os dias atuais. E por mais que relutemos, faz algum sentido, já que em termos de origem não há registros ou provas materiais de Deus como há de ovnis e visitas de seres interdimensionais por exemplo.
“A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas escapar das antigas”
Os anunnaki teriam vindo de Nibiru, o misterioso e ainda não confirmado décimo planeta do sistema solar, responsável por inúmeras teorias atuais sendo alguma delas apocalípticas. Segundo os sumérios, os cientistas anunnaki utilizaram seu próprio material genético para criar os humanos. Entretanto, a capacidade de reprodução humana teria saído do controle e levado à uma superpopulação no mundo, um variação no plano anunnaki que os teria levado à abandonar por completo o projeto e retornar a pátria Nibiru.
Os sumérios viajavam pelo espaço
Ainda mais impressionante que a escrita, matemática, astronomia e tecnologia, é a possibilidade de que essa antiga civilização tenha viajado pelo globo pelo espaço. Em termos de mundo faz todo o sentido, já que sabemos que artefatos atribuídos aos sumérios foram encontrados espalhados por todo o globo. Mas será que viajavam também pelo espaço? Seriam as pirâmides sumérias edificações construídas com essa finalidade?
Para Kazem Finjan, ministro dos transportes iraquiano, os sumérios construíram um aeroporto há 7.000 anos e foram os primeiros seres humanos a viajar para o espaço. Conforme o veículo The New Arab, durante a solenidade de inauguração do novo aeroporto de El Naciria, Kazem Finjan fez essa afirmação baseado nos escritos de Samuel Noah Kramer, historiador especialista na cultura e história da Suméria autor de The Sumerians, e também ao trabalho de Zacharia Sitchin, um dos principais defensores da teoria dos deuses astronautas. O ministro iraquiano alegou que os sumérios se lançaram em uma campanha de exploração espacial, liderados pelos visitantes extraterrestres anunnaki. De acordo com Finjan, os sumérios construíram e lançaram naves espaciais para explorar o sistema solar, o que explica o conhecimento deles sobre Plutão. Teriam, ainda, viajado para Nibiru, a terra natal dos anunnaki.
O ministro alegou que o local de onde os sumérios partiram para o espaço era ideal para esse feito, devido a condições climáticas e geográficas favoráveis. Agora imaginem o quanto são polêmicas essas afirmações em um país como Iraque, e também para toda a comunidade árabe, que não concebe nenhuma outra forma de vida senão a humana e considera um insulto a ideia de que outras formas de vida tenham visitado o planeta e se transformado na base da civilização humana.
A história ainda está cheia de mistérios, o que permite aos estudiosos contemporâneos criarem dezenas de teorias. O fato é que, se pensarmos na quantidade incalculável de planetas e galáxias, a ideia de exoconsciência e irmãos das estrelas nos visitando não parece nada absurda, principalmente se considerarmos os fantásticos feitos sumérios. Estariam eles errados?
Saiba mais :