5 testes de realidade para praticar e ter sonhos lúcidos
Para ter um sonho lúcido, você precisa estar apto a diferenciar o que é sonho do que é real. Para isso, testes de realidade são excelentes e poderosas ferramentas, as quais lhe permitem provar a si mesmo se está acordado ou dormindo. Isso quer dizer que, quanto mais você pratica, mais propenso se torna a “acordar” dentro de um sonho, e ser seu próprio roteirista.
Segundo o portal HowToLucid, especializado em técnicas e curiosidades sobre sonhos lúcidos, existem inúmeros testes de realidade, mas apenas um caminho para que eles tenham resultados: a persistência. Essa técnica exige treino a fim de se ter o controle necessário, mas qualquer um pode fazê-la. A seguir, listamos algumas das técnicas mais populares e eficazes de testes de realidade, onde você poderá experimentar cada uma delas e encontrar aquela que finalmente lhe trará a liberdade de sonhar.
Testes de realidades para treinar e ter um sonho lúcido
Teste de realidade é uma técnica utilizada ao longo do dia por quem deseja alcançar o estado de sonho lúcido, permitindo que o indivíduo alcance o estado “desperto” dentro de um sonho. Uma das grandes questões envolvendo os sonhos lúcidos é você conseguir provar a si mesmo de que está em um sonho, e então assumir o controle das situações subconscientes.
Para realizar o teste de realidade é preciso se preparar muito antes do seu sonho, por dias, semanas ou até meses. Afinal, chegar a um sonho lúcido exige treinamento. Existem algumas exceções ao caso, especialmente pessoas que fazem algum tratamento médico específico, pois existem medicamentos que têm como efeito colateral a indução a sonhos lúcidos, mas elas não devem ser o seu parâmetro.
Sua preparação para executar o teste de realidade deve ser feita ao longo de todo o seu dia. O teste de realidade usa ações que você executa acordado para que sirvam de guia em seus sonhos. É importante que esse teste envolva uma ação que provoque resultados diferentes quando estiver desperto e quando estiver sonhando. Vamos conhecer algumas opções?
-
Pressionar a palma da mão com os dedos
O teste de pressão na palma da mão é muito eficiente e se encaixa muito bem nos requisitos do teste de realidade, pois sempre que aplica-lo, você receberá a mesma resposta, a mesma resistência a pressão, a mesma tensão de aplicação e até mesmo a mesma sensação não apenas na palma da mão, mas também no dedo utilizado.
Como podemos observar, esse simples ato de pressionar a palma da mão com os dedos acaba por envolver um grande número de sensações, as quais são na verdade um conjunto de dados a serem coletados. São esses dados que irão verificar a realidade ou não.
Esse mesmo ato de pressionar os dedos na palma de sua mão não terá o mesmo resultado nos sonhos. Você pode até pensar que será parecido, mas com tantas variáveis, algumas delas não corresponderão ao que ocorre na vida real. Talvez seu dedo atravesse a mão, talvez não sinta a pressão feita pelos dedos ou até mesmo a força contrária exercida pela palma da mão.
O importante é que você exercite isso muitas vezes ao longo do seu dia, sempre prestando bem atenção em todo o que acontece quando pressiona a palma da mão, para que seja capaz de memorizar e reconhecer esses fatores durante um sonho.
-
Verificar o relógio
Verificar as horas marcadas em um relógio também é uma ótima forma de fazer o teste de realidade, mas um dos truques aqui é procurar ver as horas em algum relógio que está no ambiente em que você se encontra, e não no pulso ou dispositivos que estejam com você.
Verifique as horas em algum lugar como um relógio de parede ou até mesmo em um computador ou despertador. Ao observar as horas nos sonhos é muito comum que elas mudem rapidamente. Se você observar as horas em um relógio de parede e logo em seguida olhar novamente para ele ou outro relógio, é muito provável que as horas já tenham mudado.
O tempo nos sonhos corre de maneira diferente do mundo real e é graças a isso que conseguimos fazer o teste de realidade observando o relógio. Mas para esse teste é importante que você tenha a certeza de ter visto com clareza as horas marcadas. Nos sonhos tudo acontece muito rápido e não é difícil ter um falso positivo em seu teste.
-
Ler algum texto
Um teste de realidade menos exigente e relativamente simples de se aplicar é utilizando alguns textos próximos, isso porque, em geral, as palavras não são tão claras como deveriam na maioria das vezes nos sonhos. É graças a alta frequência em que não se consegue compreender textos em um sonho que esse se torna um teste bem confiável para verificar a realidade.
Na vida real, as palavras são claras e simples de se entender; elas não se movem nem se desfocam sem motivo. Já no mundo dos sonhos, ao tentar ler algo, as palavras podem ficar embaçadas, mudar de lugar; o próprio local onde estão escritas pode mudar e tudo ao redor da página parece flutuar.
Ao tentar escrever, o mesmo padrão surge. Algumas pessoas podem simplesmente não se lembrar de como escrever, podem esquecer o que escreveram assim que terminam, e mais comum ainda é terem a sensação de que estão escrevendo, mas não conseguem ver as palavras claramente.
-
Olhar para suas mãos
Pode parecer muito curioso a princípio, mas ao prestar atenção é possível notar que, na maioria das vezes, as mãos mostram um aspecto diferente e estranho nos sonhos. É até um pouco difícil explicar o porquê, mas graças a isso podemos usá-las como parâmetro de verificação.
Olhe para suas mãos no sonho e procure perceber algumas diferenças; pergunte a si mesmo se está sonhando. Quando conseguir ter essa iniciativa e realmente se fizer as perguntas certas, você conseguirá perceber que as mãos estão diferentes e é aqui que você consegue suas repostas. Seus pensamentos e sentimentos podem tentar lhe enganar, e é por isso que é preciso treino.
-
Verificação mental de realidade
O teste de verificação mental é uma ótima alternativa para certas pessoas, já que uma verificação física nem sempre é fácil dependendo de cada caso — especialmente quando temos, por exemplo, a presença de amigos, colegas de trabalho ou até familiares.
Para essas situações, é possível treinar para fazer um teste de realidade mental, algo que você seja capaz de fazer dentro de sua mente, mas que exige muito mais concentração e treino.
Em sua verificação mental, você irá se perguntar se está sonhando. Ao fazer isso, olhe a sua volta e tente perceber se existe algo fora do comum ao seu redor. Observe e pergunte novamente a si mesmo o que você estava fazendo há dez minutos.
Você também pode se perguntar “quem sou eu?”, “o que eu faço da vida?” e coisas do gênero. Normalmente essas respostas são muito confusas em um sonho e até impossíveis de se obter.
Outra opção é focar sua atenção a um objeto específico e pensar sobre a sua relação com ele. Se olhou para um livro, por exemplo, pense na última vez que o leu ou limpou a prateleira em que ele está.
Outros testes de realidade para tentar
Apesar de existirem inúmeros testes de realidade que podem te ajudar a ter um sonho lúcido, o mais importante é sempre se lembrar de treinar ao longo do dia a fim de afiar a sua capacidade de concentração.
Muitos relatam terem problemas em fazer isso em meio a correria do dia-a-dia, mas existem outras alternativas que podem se encaixar na sua rotina sem levantar alarde. Veja alguns exemplos:
- Utilize lembretes: use uma mensagem na tela de fundo de seu celular, alarmes periódicos (a cada duas horas, por exemplo) ou até mesmo aplicativos específicos sobre sonhos lúcidos;
- Pergunte a alguém: “eu estou sonhando?”. Se não quiser parecer maluco, avise um parente ou amigo sobre o seu treino e faça a ele essa pergunta algumas vezes ao dia;
- Cheque a sua pulsação: notou algo estranho? Às vezes, durante um sonho, você não vai conseguir sentir seu pulso;
- Olhe no espelho: quando estiver acordado, procure encontrar detalhes estranhos no seu reflexo. Em sonhos, você sempre estará estranho;
- Olhe para um relógio digital: se você estiver sonhando, provavelmente verá os números distorcidos ou com aspecto bastante curioso;
- Tire os óculos: se você não enxerga bem, nos sonhos sua visão estará mais perfeita que nunca;
- Pule e tente flutuar: se você estiver sonhando, seus pés sairão do chão sem hora pra voltar.
Saiba mais :