Você conhece os três tipos de estresse que existem?
Uma das pautas que mais discutimos hoje em dia é sobre o quanto estamos estressados, quanto nossa rotina é pesada e até mesmo, o que podemos fazer para evitar que se chegue à exaustão; e claro, o assunto está sendo cada vez mais falado já que sabemos que o estresse pode afetar nossa saúde mental e física.
Obviamente, é impossível esperar que não se tenha nenhum estresse nunca, porém quando entendemos cada tipo de estresse que existe, se torna mais fácil compreender com o que você está vivendo – e como amenizar seus efeitos ruins.
Clique Aqui: Sofrologia – escape do estresse e viva em harmonia
Tipos de estresse que existem:
-
Estresse agudo
Esse é o tipo de estresse mais comum, ele é caracterizado pelo estresse de curto prazo ou momentâneo que geralmente ocorre por causa de situações desagradáveis que acontecem rapidamente e podem gerar desconforto ou até mesmo medo como por exemplo falar em público, ficar muito tempo em uma fila, etc.
Fisicamente, conseguimos observar que tal sensação pode nos levar a ficar com os músculos tensos, frequência cardíaca elevada, respiração mais acelerada ou mal-estar. Mentalmente, esse estresse não causa danos tão preocupantes quanto os outros tipos a longo prazo, já que ele é visto pelo nosso corpo como um mecanismo de sobrevivência.
Como podemos aliviá-lo?
Para conseguir amenizar seus efeitos, inicialmente precisamos aceitar que estamos em um estado de estresse; uma maneira de perceber isso é através dos sintomas físicos que você pode estar apresentando. Assim, quando você ter essa consciência, você deve buscar fazer algo para se acalmar e desviar seus pensamentos dessa situação estressante. Pode ser ouvindo uma música, dando uma volta, tomando um banho, etc.
Também existem óleos essenciais que ajudam a acalmar como o de lavanda, alfazema, erva doce ou bergamota; cristais que tem a propriedade de reduzir o estresse como a água marinha, o quartzo rosa e o cristal transparente. A famosa respiração controlada também pode te ajudar muito nesse momento, de maneira que você precisará inspirar profundamente o ar, segurar por alguns segundos e depois expirar lentamente; o processo deve se repetir até você sentir que sua frequência cardíaca está mais baixa.
-
Estresse agudo episódico
Tal tipo de estresse é causado devido a situações frequentes e extremamente desgastantes, como por exemplo um problema familiar, prazos no trabalho, datas de provas, etc. Os sintomas são muitos semelhantes ao do estresse agudo, porém ele é mais persistente em sua duração e tem efeitos a longo prazo mais intensos.
Como podemos aliviá-lo?
Para aliviar esse tipo de estresse, é necessário ir diretamente no que causou e resolver esse problema; enquanto a situação desgastante persistir, o episódio de estresse agudo também irá. Então o mais importante é entender o que causou toda essa exaustão emocional para buscar soluções.
Contudo, nem sempre é possível resolver tudo tão rapidamente; para nossa sorte, existem hábitos que podemos incluir na nossa rotina que nos ajudam a produzir substancias químicas que podem diminuir o prejuízo causado pelo estresse como fazer exercícios físicos rotineiramente, se alimentar bem e dormir a quantidade de horas necessárias.
-
Estresse crônico
Ele surge de fatores estressantes constantes e é caracterizado por ser um estresse contínuo durante um período muito longo (em torno de mais de um mês). Ele geralmente se origina de situações como problemas financeiros, relacionamentos abusivos, traumas, etc. Quando o corpo humano entra nesse estado, os hormônios gerados pelo estresse podem até mesmo gerar outros problemas de saúde como depressão, ansiedade, etc.
Como podemos aliviá-lo?
A melhor maneira para conseguir melhorar essa situação é criar uma relação saudável de autocuidado, ou seja, entender seus limites, meditar, aumentar as atividades físicas, encontrar um tempo para se divertir, etc. Tentar direcionar sua energia para cuidar de si mesmo, além de ajudar a aliviar o estresse também é uma maneira de se distrair do que está causando esse esgotamento. Também pode ser muito interessante buscar uma ajuda de um profissional de saúde mental para te ajudar a lidar com o que lhe vem causado toda essa sensação desagradável.
Precisamos entender que o estresse não precisa estar presente em nossas vidas 24 horas por dia e que existem maneiras saudáveis de acalmar nossa mente e muito mais simples do que imaginamos.
Saiba mais :