Indicado para todos os tipos de cabelos, cronograma é saída para devolver saúde dos fios
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Tinturas, alisamentos, botox, escova. Muitas das transformações que se faz nos cabelos envolvem a aplicação de produtos químicos que podem prejudicar a saúde dos fios. Felizmente, com empenho, capricho e uma rotina de cuidados personalizada para cada caso pode reestabelecer o que foi levado por estes procedimentos.
Trata-se do famoso cronograma capilar, que não é exclusivo para madeixas tratadas quimicamente. Amanda Acosta, cabelereira especialista em corte e saúde capilar, explica que os cabelos naturais também podem ser danificados por fatores externos como poluição, cloro de piscina e o calor solar. Já os fios com química tendem a perder massa e resistência. Como cada situação envolve diferentes tipos de danos, é importante fazer uma análise com um profissional especializado antes de montar o cronograma.
O método repõe nutrientes que o fio de cabelo necessita para permanecer saudável. Entre as etapas do cronograma, incluem-se a hidratação, que restabelece o brilho e maciez; a nutrição, que combate o ressecamento das pontas e frizz; e a reconstrução, que restaura a massa capilar e queratina.
Em alguns casos, devido aos diferentes tipos de danos sofridos pelos fios, é necessário repetir etapas, mas nenhuma delas deve ser pulada, destaca Acosta. A profissional costuma, antes de elaborar um cronograma, saber mais sobre a rotina do cliente e realizar um teste de resistência. Os cuidados ultrapassam as portas do seu salão e também são pensados para serem feitos diariamente em casa.
Com essa variedade de procedimentos, é normal pensar que o custo pra manutenção é alto. Entretanto, Acosta garante que é possível montar um plano com vários tipos de produtos, desde caros até os mais em conta. Ela, que trabalha com uma linha profissional em seu salão, afirma que é possível se ajustar à situação econômica dos clientes. Se, para seguir o tratamento em casa, alguém não conseguir os materiais de alto valor, ela indica marcas acessíveis.
No entanto, vale destacar que o tempo até conquistar a satisfação completa com a saúde dos fios pode variar entre o cronograma de salão e o plano capilar caseiro. Enquanto no tratamento profissional o prazo para atingir resultados é de um mês, métodos em casa podem demorar até três meses.
Por isso, a cabelereira aconselha que os tratamentos iniciem no salão, com uma análise profissional. Práticas sem acompanhamento adequado podem gerar efeitos indesejados. “O uso excessivo de tratamento pode, ao contrário de recuperar, danificar os fios, causar queda, oleosidade e até quebra do cabelo”, adverte.
Gustavo Batista – Estagiário do Portal Bonde
Saiba mais :