Trabalho respiratório: Como explorar o incrível poder da respiração
O trabalho respiratório é a forma ativa de trabalhar conscientemente a respiração para contornar a mente e entrar em um estado diferente de consciência. A maioria das pessoas procura por esse estado quando medita, e a respiração te leva a ele de forma rápida.
A prática de um exercício respiratório dá ao cérebro algo para se concentrar, para que você possa ignorar o nível mental de consciência e cair em um estado mais profundo, onde residem a cura, o espírito e o amor.
O que exatamente é a respiração e como devemos fazer?
Existem muitos tipos de técnicas de respiração, e cada forma de respiração tem um propósito único, criando um efeito diferente. Ao respirar, você se tornará consciente de pensamentos, sentimentos, lembranças e padrões que não estão alinhados com o amor próprio.
A respiração oferece uma oportunidade de liberar qualquer energia que resida inconscientemente no corpo ou no sistema energético. Uma vez que essas energias são liberadas, há mais espaço para sua força vital inerente fluir através de você.
Existem poucas regras para estabelecer sua própria rotina respiratória: você pode praticar pessoalmente com um professor (em grupo ou sozinho), sintonizar uma sessão digital ou guiar-se por exercícios de respiração em casa ou no meio do seu dia de trabalho.
Clique Aqui: Respiração óssea – a técnica de rejuvenescimento taoísta
Como a respiração é diferente da meditação e do yoga?
As práticas de respiração estão em ascensão, e há uma razão para isso: ao contrário da meditação, onde estamos cientes de nossas conversas mentais, a respiração nos permite desconectar da mente e nos reconectar com nosso corpo e energia. A partir desse elevado estado de consciência, somos capazes de curar, crescer e expandir.
A principal diferença entre respiração e meditação
Embora a meditação seja uma forma extremamente útil de auto-reflexão, porque nos permite ver o ritmo, a substância e a verdade de nossos pensamentos, também nos mantém presos em nossa mente, enquanto muitas pessoas procuram sair de suas próprias cabeças.
A meditação é uma prática lenta e constante que muda a nossa perspectiva ao longo do tempo. Mas muitas pessoas buscam por um alívio imediato, e a meditação não traz tal alívio de forma rápida. A respiração, por outro lado, pode ser um exercício mais fácil quando você procura uma resposta mais imediata. É uma ótima ferramenta para quem se sente constantemente estressado, sobrecarregado ou descentralizado.
Clique Aqui: Estágios avançados de consciência através da respiração holotrópica
Quais são os benefícios de praticar exercícios de respiração?
A respiração é muito favorável no alívio do estresse, tensão, sobrecarga, ansiedade, depressão, medo, tristeza, raiva, trauma, insônia etc. Mas a respiração também é nutritiva para quem está indo bem e se sente pronto para uma mudança ou uma nova fase na vida – o próximo nível de amor, paz, gratidão, clareza, conexão e ideias.
3 razões pelas quais a respiração é tão poderosa:
-
Você explora seu conhecimento interior
O primeiro benefício do trabalho respiratório é que a sabedoria inata da sua respiração e sua força vital sabem exatamente o nível de cura que está disponível para você a qualquer momento. À medida que a respiração abre o seu corpo e o alinha com a energia inerente e universal, a cura acontece. Não há necessidade de pensar, processar ou descobrir alguma coisa após um exercício de respiração. Saber que você pode receber clareza e paz sem pensar é revelador.
-
Você se sentirá fortalecido
Em um exercício de respiração, você não precisa absorver algo do mundo externo; portanto, existe um poder interno que vem de você. Sua respiração pode se tornar a fonte de respostas para perguntas, ideias para desafios, liberdade de se sentir preso e se preparar para o que vem a seguir para você, sua vida e seu trabalho no mundo.
-
Você ganhará uma nova perspectiva sobre os desafios da vida
O trabalho respiratório suporta muitos dos desafios que todos enfrentam. Reduz o estresse, cria sentimentos de abertura, amor, paz, gratidão, clareza, comunicação e conexão. A respiração também ajuda a liberar traumas ou bloqueios mentais, físicos e emocionais, além de ansiedade, depressão, medo, tristeza e raiva. Por fim, pode ajudar as pessoas a receber informações de antepassados e entes queridos que fizeram a transição.
A ciência por trás da respiração
Foi demonstrado que algo tão simples como tornar a expiração mais longa do que a inspiração leva o corpo a um estado mais parassimpático, diminuindo a pressão arterial e os níveis de cortisol, enquanto a respiração coerente, um tipo de respiração longa e lenta, tem sido associada a uma diminuição dos sintomas depressivos.
Há muitos estudos sobre como a respiração afeta os estados emocionais e como ela pode realmente mudar a maneira como o cérebro reage ao medo. Na Holanda, por exemplo, os pesquisadores da Radboud University Medical Center estão investigando como um determinado método de respiração pode aumentar a tolerância à dor.
Como em qualquer prática de autocuidado, a maneira mais importante de saber se a respiração é útil é experimentá-la por si mesmo.
Saiba mais :