Três de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No terceiro arcano da série do elemento Ar temos o efeito de Saturno em Libra. Saturno representa o tempo que a tudo devora e nos obriga a rever o passado. Padrões mentais não resolvidos, instalados no passado, são revisitados – e mais uma vez ficamos estacionados ali. Confira neste artigo tudo sobre o Três de Espadas!
O Três de Espadas e o seu Significado no Tarot
Em Ar e temos que lembrar: podemos escolher tanto uma configuração mental que gera regeneração quanto uma que gera tristeza e carência. O problema é que caímos na cilada da segunda opção.
A carta é eloquente: num céu tempestuoso e escuro, três espadas perfuram um coração. Sob o peso das três feridas o coração se afunda em sofrimento em vez de se libertar para o alto, acima das nuvens e da tempestade.
Numa tirada, esta é a carta do desgosto, do coração partido. Pode se tratar de algo mal resolvido entre três pessoas: traição, abandono, abuso, infelicidade, briga, separação. O coração, devastado, “pensa”: não acredito que isso está acontecendo comigo (de novo!). Mais uma vez, você mergulha em auto piedade, infelicidade, rancor.
Essa carta resgata uma relação triangular que gera muita mágoa – inclusive familiares. Um ressentimento que está na origem da formação de sua subjetividade. Você revive sua primeira experiência de grande tristeza, que determinou fortemente o modo como lidou com a dor nos próximos relacionamentos. Foi a gênese do mecanismo de evitar dor atraindo dor.
Mesmo a indignação aparentemente justa pelo sofrimento passado é uma cilada – porque é uma construção mental. Empunhar uma espada dá à mente sensação de poder e controle sobre eventos traumáticos. Algo dentro de você pode entrar na lógica “Já passei por isso, lembro como é horrível, como dói. Lembro tão bem, que estou presa em minha revolta até hoje, mas não deixo que aconteça de novo. Não quero, de jeito nenhum, deixar que isso me aconteça de novo! ” Você esperneia, grita, e vai parar no abismo de infortúnios de onde mais precisa sair.
Toda vez que você nega alguma coisa, usa a própria mente para criar a negação – e assim recria mentalmente aquilo que não deseja. Como desarmar essas emboscadas? Não se apegando mais às espadas. Quando um espinho penetra nossa pele, a área afetada só pode se regenerar quando ele é retirado. Então, não cutuque mais a velha ferida. Remova as espadas.
Sua criança machucada precisa de compaixão. Dê amor àquela criança nas próximas semanas. Ela é especial – afinal, ela veio e vai retornar para a fonte de amor universal. Você merece dias de sol.
Perdoar o passado tem a ver com você e não com as pessoas ou eventos que causaram sofrimento. O perdão quebra a maldição. Você pode viver como um ser radiante e não como uma vítima. Se retirar suas espadas, compreenderá que o universo está lhe oferecendo uma oportunidade de cura.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo