Três de Paus e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No terceiro arcano menor da série de Paus, o indivíduo se põe em marcha. É uma carta de expansão – em muitos planos, pois a energia do elemento Fogo atravessa vários. Confira tudo sobre o Três de Paus!
Três de Paus e seu significado no Tarot
Ao deixar o mundo seguro para trás, essa jornada nunca se dá num plano só. Qualquer que seja o plano – físico ou metafísico – a energia entra em ação e desbrava o desconhecido, testando nossos limites, e, nesse processo, nos leva a manifestar uma versão amadurecida e aperfeiçoada de nosso espírito.
Saímos da dualidade (e dos riscos eminentes) do Dois de Paus. Esta carta se enquadra no segundo decanato de Áries, governado pelo Sol. Então, aqui se manifestam características solares positivas: clareza no pensar (sensatez) e no agir (integridade de caráter). O Sol, como astro guia, também confere espírito de liderança no que isso implica de mais positivo: coragem, pioneirismo, disciplina, foco e paixão.
A personagem retratada nesta carta enxerga longe. É um homem em pé sobre um rochedo, de frente para o mar. Ao entardecer, a cor alaranjada do céu se reflete no mar. O Fogo se abranda, sem deixar de queimar. Ao mar, três embarcações (seriam dele?) dirigem-se às montanhas (referência a seus objetivos a serem manifestados através do Elemento Terra, como futuras concretizações). Três bastões estão plantados firmemente no solo em que ele pisa. Há uma emoção de antecipação saudável, mas esse homem sabe que não há talento ou paixão criativa que resista ao mau planejamento: se conectados em seus pontos de apoio no solo, os três pilares formam um triângulo, símbolo de harmonia e segurança.
Ele avança dentro de seu propósito com muita percepção de seus passos. Sabe o que quer e como realizar. Age com escrúpulos e responsabilidade, incorporando dignamente as características de líder na missão.
Seus pés se firmam sobre o rochedo. Ao subir no penhasco, ele ao mesmo tempo se afasta da linha de ação imediata, bem como amplia seu foco.
Você consegue dar um passo atrás da situação presente para ganhar mais perspectiva? Consegue “pre-”ver o desenrolar de suas decisões no longo prazo?
Numa tirada, o Três de Paus indica que você sonha explorar além das áreas e limites atuais. O quanto já se preparou, munido de informações – o que falta para reunir tudo o que precisa?
Com base na sua visão, você pode conduzir outras pessoas dentro de uma proposta. Pode ser que você vá na frente, no espírito de aventura exploração desta carta. Afinal, quem está à frente pode mostrar o caminho a quem vem depois.
A História e a ficção oferecem vários exemplares de líderes positivos movidos por essa energia – de Jaques Cousteau a Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas. Como você se inspira por essas personagens? Consegue pensar em outras? Mais importante: atualmente, qual é a sua missão?
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo