Os três segredos de Fátima: as grandes profecias
A aparição de Fátima, em Portugal, é um milagre por si só, um presente de Deus para toda a humanidade. Quase todo mundo conhece a história da Nossa Senhora que apareceu para 3 crianças, em Fátima, em 1917. Em homenagem a cidade em que ocorreu, o fenômeno recebeu seu nome e o local é até hoje visitada por milhares de fiéis e considerado sagrado. Em Fátima foi construído o Santuário de Fátima, ambiente que emana uma energia intensa e que pode ser percebida até pelos mais céticos.
“As orações de Maria junto a Deus têm mais poder junto da Majestade divina que as preces e intercessão de todos os anjos do Céu e da Terra”
Mas esta aparição é envolta em tanto mistérios que, na verdade, podemos dizer que é um conjunto de pequenos milagres que compõem o milagre de Nossa Senhora de Fátima. O mais impressionante deles (mas não o único) é o Milagre do Sol, testemunhado por mais de 70 mil pessoas e que, além do espetáculo, trouxe cura para muitas pessoas. O fenômeno em Fátima durou seis meses e acontecia com hora marcada. Muitos tiveram a chance de serem agraciados por Nossa Senhora de Fátima, que apareceu sempre nos dias 13 de cada mês entre maio e outubro, com exceção de agosto onde a manifestação ocorreu no dia 19.
Além das aparições e do milagre final conhecido como Milagre do Sol, Nossa Senhora revelou 3 grandes segredos sobre o futuro da humanidade, sendo que um deles pode ainda não ter sido revelado. A verdadeira história e conteúdo das mensagens que Nossa Senhora teria dado à humanidade por intermédio da população de Fátima, em Portugal, há muito tempo é tema de polêmicas em todo o planeta. Segredos, premonições, revelações e profecias que convergem com eventos reais. Você conhece os três segredos de Fátima?
As revelações de Maria
Muita confusão é feita em torno desse tema. Uns dizem que nunca houveram segredos, outros afirmam que os três segredos eram, na verdade, um só dividido em três partes e há quem acredite que o terceiro segredo ainda não foi revelado, pois em seu conteúdo estaria a indicação de um triste e catastrófico destino para a humanidade. E quais são esses segredos?
“Não há segredos que o tempo não revele”
Segundo a Lúcia, a mais velha das crianças, os segredos teriam caráter profético e só foram revelados anos após as aparições, em 1941, através de um documento escrito por ela e seguindo suas orientações. A terceira parte foi escrita em 1944, por ordem do bispo de Leiria e revelada em 2000, embora muitos discordem desta afirmação.
-
Primeira parte: a visão do inferno
Segundo as crianças, quase todo o teor das mensagens de Fátima diziam respeito a ira de Deus, desperta pelos pecados humanos. Aliás, parecia ser esse o objetivo das aparições: reforçar que a humanidade estava ofendendo Deus com seu estilo de vida pecaminoso e que nosso fim seria trágico caso não evoluíssemos para um estilo de vida alinhado aos valores divinos. Caso nossas atitudes continuassem a desagradar a Deus, viveríamos as amarguras de um inferno eterno, descrito pelas crianças de forma muito similar ao conteúdo bíblico.
Há quem interprete a primeira parte de forma não literal, ou seja, a mensagem não tratava do inferno, mas sim dos horrores da I Guerra Mundial.
A mensagem:
“Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que delas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumaça, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das fagulhas em grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição)! Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”.
“Os homens são criadores do seu próprio inferno”
-
Segunda parte: o fim da I Guerra Mundial
A segunda parte trata da devoção ao Imaculado Coração de Maria, o fim da I Guerra Mundial e do alerta sobre a possibilidade de uma guerra ainda pior e do fenômeno político do comunismo. E tudo aconteceu da exata maneira que Maria descreveu em suas mensagens em Fátima.
Curiosamente, na época das aparições o Papa Pio XI não existia e quem governava a igreja era Bento XV. Ou seja, Maria chegou a dar até o nome do próximo papa como podemos ver na mensagem. Outra característica profética da segunda parte da mensagem foi o que Maria indicou como sinal de que uma guerra ainda pior chegaria como castigo divino: luzes desconhecidas iriam iluminar a noite. E sim, esse fenômeno de fato aconteceu em janeiro de 1938, dois meses depois de Hitler presidir uma conferência onde revelava planos de guerra aos seus conselheiros e 47 dias após a
Alemanha nazista invadir a Áustria, quando uma série de luzes iluminaram os céus europeus. A espetacular aurora boreal foi vista por toda Europa e serviu para dar ainda mais credibilidade as profecias de Fátima.
A segunda parte da mensagem de Fátima termina com mais um alerta sobre um fenômeno político que se concretizou realmente: o comunismo e seu país representante, a Rússia. Segundo Maria, a Rússia deveria ser consagrada ao seu imaculado coração ou o mundo não teria paz.
A mensagem:
“Em seguida, levantamos os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza: Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar logo, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo pelos seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz.”
-
Terceira parte:
Seguindo as ordens do Bispo de Leiria, Lúcia escreveu a terceira profecia, mas deixou instruções de que só deveria ser aberta na década de 60 ou na ocasião de sua morte, quando o mundo seria capaz de interpretá-lo e compreendê-lo da melhor forma. Segundo sabemos, vários papas quando assumiam o pontificado tinham acesso ao envelope escrito por Lúcia para decidir se já era hora de revelar ao mundo o conteúdo da mensagem. E papa após papa, as conclusões se mantinham as mesmas: ainda não era a hora. Até que João Paulo II sofre um atentado a tiros quase fatal. Durante sua recuperação, ele refletiu sobre o terceiro segredo e entendeu que a profecia havia se cumprido e dizia respeito a ele, decidindo então revelar o segredo para o mundo.
Uma das muitas especulações sobre o terceiro segredo acontece nos bastidores da política mundial e é interessantíssima. Dizem alguns que durante a crise dos mísseis no início dos anos 60, o planeta esteve à beira de um colapso mundial, que seria desencadeado pela crise entre a Rússia e os Estados Unidos. A Rússia posicionou mísseis atômicos em Cuba, muito perto das fronteiras americanas, deixando os Estados Unidos enfurecido. A guerra era iminente, pois nenhuma das duas nações estava disposta a ceder. Dizem que foi um telefonema do papa João XXIII que impediu o fim catastrófico do mundo, através da revelação do terceiro segredo de Fátima aos líderes das nações envolvidas. Mais uma vez, a sincronia das profecias de Lucia impressionam. Ela parecia saber que uma crise dessa magnitude abalaria o planeta nos anos 60 e que a mensagem de Maria poderia evitar uma catástrofe. Entretanto, o segredo só foi aberto aos líderes, permanecendo escondido do resto da população mundial até os anos 2000 quando o Papa João Paulo II sofre o atentado.
A mensagem:
“Escrevo, em ato de obediência a Vós meu Deus, que me mandais por meio de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Bispo de Leiria, e da Vossa e minha Santíssima Mãe. Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais alto, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda. Ao cintilar despedia chamas que pareciam incendiar o mundo. Mas, apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O anjo, apontando com a mão direita para a terra, com voz forte dizia: – Penitência, penitência, penitência.
E vimos numa luz imensa, que é Deus, algo semelhante a como se veem as pessoas no espelho, quando lhe diante passa um bispo vestido de branco. Tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre. Vimos vários outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande cruz, de tronco tosco, como se fora de sobreiro como a casca.
O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade, meio em ruínas e meio trêmulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena. Ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho.
Chegando ao cimo do monte, prostrado, de joelhos, aos pés da cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe disparavam vários tiros e setas e assim mesmo foram morrendo uns após os outros, os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e varias pessoas seculares. Cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da cruz, estavam dois anjos. Cada um com um regador de cristal nas mãos recolhendo neles o sangue dos mártires e com eles irrigando as almas que se aproximavam de Deus.”
Interpretações do terceiro segredo
Aqui é que está contido grande parte do mistério de Fátima. Existe uma enorme especulação sobre o terceiro segredo e algumas teorias tentam interpretar o possível conteúdo. Algumas informações circulam no meio esotérico, em documentários e livros e há muita especulação sobre o que esconde essa terceira revelação. O fato é que, apesar da negação da igreja, essa terceira revelação foi de fato escondida até os anos 2000, conforme alega a igreja. Alguns dizem que a última e mais horripilante profecia de Fátima ainda permanece protegida pelo escudo do Vaticano e o temor da sobre o conhecimento desse conteúdo seria o motivo do enclausuramento de Lúcia até sua morte.
O que sustentam as teorias é a ideia de que o texto revelado nos anos 2000 sobre a terceira profecia possui uma continuação que não foi ainda divulgada. Teorias afirmam ainda que o texto divulgado em 2000 é falso, pois ferem os padrões de autenticidade das outras duas mensagens pois não possui a assinatura de Lúcia.
-
III Guerra Mundial
Muitos acreditam que o conteúdo da terceira profecia de Fátima fala sobre a III Guerra Mundial e um armagedom nuclear, ou seja, a terceira profecia ainda não foi cumprida.
Segundo as teorias, a profecia diz que a humanidade só tem dois caminhos: a aniquilação através do holocausto nuclear ou a paz mundial.
“Existem dois problemas para a sobrevivência da nossa espécie: guerra nuclear e catástrofe ambiental. E estamos avançando em direção a eles”
-
Contato com extraterrestres
Um ufólogo chamado Giorgio Bongiovanni, recebe mensagens espirituais desde os 14 anos. No entanto, em 1989 ele alega ter visto Maria quando saía de seu local de trabalho para ir para casa. Ela teria surgido de maneira resplandecente e dito: “Giorgio, meu filho, sou Maria. Tu és minha última esperança. Escuta-me, pois, tenho que confiar-te uma missão. Prepara-te e tenha fé.”
Segundo ele, o terceiro segredo de Fátima permanece escondido pela igreja pois fala da possibilidade de um holocausto nuclear e da participação ativa de seres extraterrestres na evolução do planeta, colocando fim ao império religioso de milênios. Bongiovanni afirma que a segunda metade do século XX de fato verá uma nova guerra, mas ela só acontecerá se a humanidade não adotar uma conduta de vida mais fraterna. Caso isso não ocorresse, milhões de pessoas morreriam. Bongiovanni diz que o último segredo é uma combinação de vários acontecimentos mundiais dentro dos quais os extraterrestres teriam papel fundamental, no sentido de ajudarem o povo terrestre a abandonar as práticas de guerra.
“O que é mais assustador? A idéia de extraterrestres em mundos estranhos,
ou a idéia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”
-
Queda da igreja
Interpretações mais minuciosas do texto divulgado revelando o terceiro segredo nos permitem pensar que a mensagem indica a queda da igreja e não o atentado ao Papa João Paulo II. No texto, a profecia indica a morte de todos os líderes religiosos, um após o outro, e não somente um Papa que, com a graça divina, se salvou do terrível atentado.
Saiba mais :