Tutorial da Meditação #04 — Local e Horário, por Gabhishak
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Qual o melhor momento do dia para meditar?
Onde devo realizar as práticas?
Essas questões também têm relação com a técnica escolhida, de modo que o praticante deve verificar se há recomendações específicas sobre tais pontos.
Se você ainda não leu os tutoriais anteriores, clique aqui.
De qualquer forma, há algumas orientações para os iniciantes ou para aqueles que têm dificuldades em manter certa disciplina com a prática meditativa.
Escolher horários em que sempre estamos disponíveis é uma boa dica. Quais são as possibilidades no momento? Olhe com carinho para sua agenda. Você não tem cinco minutos em 24 horas? Não tem dez, vinte minutos? Seja sincero consigo. Quanto mais tempo puder dedicar, melhor!
Grandes executivos, CEO’s e atletas de elite com rotinas intensas e exaustivas tem encontrado tempo para meditar; será que você não consegue?
Livre-se da crença que não pode ou não consegue!
Antes de desfrutar dos benefícios que as técnicas prometem, é preciso investir.
Investir o que?
Sua intenção, seu tempo, sua energia!
É uma lei universal. Pura física quântica. Dar e receber.
As técnicas lhe retornarão na exata proporção que receberem de ti. Se você dá 20% da sua energia, receberá 20%. Agora, se você se entrega totalmente, se realiza cada exercício como se fosse o último, a meditação retribuirá com todo seu poder.
Se você faz ‘mais ou menos’, já sabe qual será o resultado, não é mesmo?
Exemplos. Meditar pela manhã e antes de dormir são boas alternativas, por diversos motivos.
Algumas técnicas matinais enchem o corpo de energia, aumentando a oxigenação das células. Isso faz com que nos sintamos energizados durante todo o dia. Meditar pela manhã também libera endorfinas, dá mais disposição para o trabalho e ajuda a reduzir o estresse. Alguns pesquisadores afirmaram recentemente que praticar pela manhã pode ser mais estimulante que o café.
Quando realizada a noite, a meditação pode ser uma grande aliada daqueles que sofrem com insônia e distúrbios do sono. Há muitos registros de pessoas que reduziram e até deixaram de tomar remédios para dormir com alguma mudança de hábitos e meditação (Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, 2011). Nesses casos, as técnicas serviram como uma medicina natural e sem efeitos negativos colaterais.
Não se esqueça: essas são apenas sugestões, que tem servido a algumas pessoas e talvez não sirvam a você. É o praticante quem deve escolher o horário que melhor se encaixe em sua própria rotina. O importante é que, pouco a pouco, a meditação passe a fazer parte indissociável da nossa vida.
Por fim, falemos um pouco sobre o local.
Você tem um espaço em sua casa que possa reservar apenas para a meditação? Se tiver, seria ideal. Praticar sempre no mesmo lugar trás algumas vantagens e a principal delas diz respeito à procrastinação, um dos maiores inimigos dos meditadores.
Quando tempos uma salinha ou cantinho reservado para a meditação, esse local vai aos poucos enchendo-se daquela vibração, da chamada ‘energia da meditação’.
Tecnicamente o que acontece é uma mudança de vibração.
Por isso que muitas vezes nos sentimos relaxados, atentos e felizes durante e após a meditação. Há uma mudança na frequência de onda cerebral, que passa a funcionar em outra ‘estação’.
Praticar sempre no mesmo local, transforma todo o ambiente, revigora, dá nova vida a qualquer lugar. Então, se puder, construa seu próprio ‘templo’, use e abuse dele. E aí, apenas o fato de estar naquele local vai facilitar as coisas para você. Sua mente vai reconhecê-lo e já saberá que chegou a hora de meditar; ao invés de sabotá-lo com a procrastinação, ela vai abaixar a guarda e pedir que você medite.
Experimente!
Tem dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.
*esse texto é de responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic.
** para sua segurança e melhores resultados consulte sempre um profissional de meditação.
*** as técnicas de meditação não substituem orientação ou tratamento dos médicos, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da saúde.
Fontes: Positive Psychology | OSHO | Livro: Meditação, a primeira e última liberdade. OSHO. Sextante. 1998.
Saiba mais :