Um psicopata já te manipulou? 4 formas mais comuns de manipulação
Você já conviveu com um psicopata? Muitas pessoas acham que não pois nós temos em nossa mente a imagem que os filmes passam da psicopatia. Os psicopatas não são, necessariamente, pessoas que saem matando outros por aí com requintes de crueldade. Na realidade, os principais sinais de psicopatia estão na manipulação e na falta de empatia com os outros. O problema é que essa condição garante aos psicopatas um poder de persuasão e convencimento muito fortes, o que faz com que eles consigam nos manipular facilmente. Você já foi manipulado? Veja abaixo.
4 manipulações mais comuns dos psicopatas
Vale alertar que nem todas as pessoas que são manipuladoras são necessariamente psicopatas. Somente 1% da população mundial possui essa condição. Mas a manipulação é um traço comum em todo psicopata, então saiba reconhecer os tipos de manipulação mais comuns para saber se já foi vítima de alguma delas.
-
Eles te agridem verbalmente para você retrucar
Lembre-se: a empatia deles é zero, portanto ele não faz nada sem ser de caso pensado, não dá ponto sem nó. Por isso, eles têm o hábito de, quando confrontados, partirem para a agressão verbal, tentar te diminuir através de insultos, expor seus defeitos de forma cruel para que você se irrite e revide. Se você revidar, você perde a razão. É exatamente o que ele quer: “você também me insultou” e isso abre portas para que ele possa te diminuir sempre, inclusive na frente de outras pessoas. A melhor forma de fugir dessa manipulação de um psicopata é respondendo com muita calma, sem se alterar, dar argumentos pensados e não agredi-lo verbalmente de volta.
-
Inventam mentiras para te fazer acreditar
Um psicopata tem mania de mentira. Eles criam histórias (geralmente muito detalhadas) para te fazer acreditar em algo e te manipulam a acreditar em sua mentira. O que acontece é que: a desonestidade costuma ser uma característica marcante, se existe algo que ele pode fazer para se beneficiar, ele faz, mesmo que isso prejudique os outros. Como eles sabem que muitas pessoas não gostam dessas condutas, inventam mentiras para te manipular e não perceber que ele é desonesto. Se ele mente demais e você já desconfiou de várias histórias dele, pode saber que ele já tentou te manipular com mentiras.
-
Eles o fazem pensar que você está louco
Esse é um clássico método de manipulação e dos mais difíceis de se livrar. Normalmente, quando eles fazem algo de errado: mentem, inventam uma desculpa, praticam atos desonestos, traem, ou algo semelhante, e você descobre indícios, eles soltam frases como: “Você está louca, está procurando problema onde não há”, “Você está exagerando”, “Você está de TPM? Só pode, está inventando histórias”, “Você acha mesmo que eu seria capaz? Só pode estar maluca”. Quando diz essas coisas, a nossa primeira reação é achar que estamos mesmos loucos, que a culpa é nossa de o estar culpando sem provas. Os psicopatas utilizam deste método (chamado de gas lightning) para brincar com a nossa sanidade, para distorcer a realidade, para que nós passemos a duvidar do que vimos ou ouvimos. Nesses casos, a dúvida toma conta da nossa mente e nos tornamos vulneráveis para ser manipulado. Se ele inverteu a situação e fez com que você se sentisse culpado, cuidado, pode ter sido manipulado por um psicopata.
-
Eles se fazem de vítima para que você se sinta mal
Ele fez algo de errado, você já tem um discurso na ponta da língua para conversar com ele e questioná-lo sobre algum comportamento que ele teve que você considerou inadequado, mas no fim da discussão você acaba cedendo e ficando com pena dele? Tem aqui alguma coisa de errado: manipulação. Eles sabem que estão errados e então se fazem de vítima, mostram como sofreram com aquilo, como houve uma razão maior para o seu erro (se é que ele vai admitir) e que ele está muito sentido com a sua reação de vir brigar por causa disso, pode inclusive marejar os olhos de água. Você se desarma, não consegue impor a sua opinião, e por fim ele acaba por te dobrar para conseguir exatamente o que ele quer? Se identificou com essa sensação. Fique atento!
Leia também: Como reconhecer um manipulador e agir diante dos sinais
Saiba mais :