Umbanda: quais são os rituais e sacramentos?
A Umbanda é uma religião do Brasil que combina influências da religião indígena brasileira, religiões africanas, catolicismo e espiritismo. A Umbanda está relacionada com a religião brasileira Candomblé, mas não é idêntica. A Umbanda é encontrada principalmente no sul do Brasil e em um pequeno número de países vizinhos como Uruguai e da Argentina.
Crenças da Umbanda
Não há uniformidade de crença entre todos os seguidores da religião da Umbanda, mas há certas crenças amplamente aceitas. Essas crenças incluem a fé em uma divindade suprema chamada Olorum (ou Zambi), que tem várias representações.
Muitos seguidores da Umbanda também acreditam que vários santos católicos emitem energias e forças divinas, conhecidos como Orixás. Também é comum os seus seguidores buscarem interação com os espíritos do falecido. As ideias de carma e reencarnação também sãoos princípios centrais dessa religião.
Historiadores e sociólogos acreditam que a religião da Umbanda tem suas crenças sobre uma divindade suprema e a reverência dos santos do catolicismo. Do Espiritismo, a religião da Umbanda adquiriu crenças na comunicação com os mortos em suas diversas formas, incluindo médiuns. Das religiões indígenas brasileiras, a umbanda adotou a deificação dos orixás.
Clique Aqui: Quem são os baianos na umbanda? Conheça essas pessoas humildes e que limpam energias ruins
As práticas religiosas e sacramentos da Umbanda
Os templos da Umbanda são liderados por médiuns que interagem com vários espíritos em benefício dos vivos. Os líderes dos templos da Umbanda são freqüentemente chamados de sacerdotes ou sacerdotisas.
No restante dos rituais normais da vida, como casamento, funerais e batismos, a umbanda é como na religião católica. Ao invés do padre, o batismo, por exemplo, é feito pelo guia-chefe e não necessita de ser um médium da casa a qual frequenta.
Quanto ao casamento, acontece da mesma forma como no catolicismo. Mais uma vez, ao invés do padre, o guia-chefe é o celebrante mas também pode ser o sacerdote. Além disso, qualquer pessoa, mesmo que não seja praticante da umbanda. Já o funeral, apenas pode ser realizado pelo sacerdote responsável pelo terreiro e varia de acordo com a pessoa que está a ser velada, se ela já era ou não praticante.
Clique Aqui: 10 coisas que (provavelmente) você não sabe sobre a Umbanda
O terreiro da umbanda
Os templos são chamados terreiro (que significa “quintal” porque eles costumavam ser localizados nas casas das pessoas). Hoje os terreiros podem ser construídos como casas ou igrejas católicas.
As reuniões nos templos ocorrem com frequência e, dependendo do terreiro ou ramo específico da Umbanda, as cerimônias podem incluir cantos, oferecer comida e outros itens a espíritos, como dançar, comer e beber. Se os visitantes manifestarem um espírito durante a reunião, poderão ser convidados a se tornarem membros do grupo.
Saiba mais :