Como utilizar músicas e sons diversos no Feng Shui
Com finalidades bastante abrangentes e poderosas, os sons têm efeitos muito estimulantes também de acordo com a prática do Feng Shui. Proveniente de vibrações que viajam pelo ar, pela água e por qualquer outro meio que produza ondas sonoras, essa é uma energia que, além de ser sentida e ouvida, afeta diretamente o equilíbrio da energia em um espaço, mente ou corpo.
Os efeitos do som de acordo com o Feng Shui
Sons diversos, ruídos, e até mesmo a voz humana exercem um efeito impressionante, capazes de harmonizar, alegrar e estimular ao mesmo tempo que também podem provocar reações inversas como tristeza, angústia ou raiva. Portanto, com cuidado com tais consequências e esteja atento à importância dos sons de acordo com o Feng Shui.
Diante de tantos efeitos, fica fácil perceber a influência que cada um dos sons ou mesmo timbres de vozes específicas exerce sobre nosso bom humor e vitalidade. Bons exemplos de sensações agradáveis são os sons produzidos por exercício da natureza, como o canto dos passados, as águas do mar ou o farfalhar de folhas nas árvores; por outro lado, alguns tipos de poluição sonora criam o chamado Chi Negativo, como por exemplo:
- Barulho de trânsito;
- Equipamentos domésticos como geladeiras, máquinas de lavar, microondas e outros;
- Vizinhos barulhentos;
- Sons de indústrias;
- Certos tipos de música alta ou de conteúdo desagradável.
Clique Aqui: Feng Shui – por que não devemos ter plantas mais altas que a casa?
Feng Shui e a energia do som
Claramente influenciadoras de nosso estado mental e emocional, uma boa trilha sonora pode embalar sonos, sonhos e inspirações, mas também trazer à tona sentimentos de tristeza e até mesmo agressividade.
De acordo com os princípios do Feng Shui, tais reações proporcionadas pelas vibrações sonoras têm um impacto considerável sobre a qualidade da energia Chi — ou energia vital — do local, distribuindo e direcionando essa força, além de expandi-la; o que pode tornar o ambiente propenso a alterar seu equilíbrio e então favorecendo a situação necessária para o momento, como ânimo, concentração, distração, entre outras.
Eficazes na transmissão de sentimentos de harmonia e segurança, o som produzido pelas músicas e objetos pode atuar de forma a equilibrar as energias em determinado ambiente, sempre que utilizado de forma adequada a cada situação. Veja alguns exemplos e como você pode aplicar os sons na sua realidade:
Sinos, pratos Tingshas ou gongos
Têm a capacidade de mover a energia estagnada ou corrigir um Chi negativo. Um bom método para curar esse tipo de energia é colocando um sino sobre a mesa e tocá-lo com a intenção de remover as negatividades e atrair um Chi positivo ao espaço.
Os gongos e Tingshas podem ser utilizados da mesma maneira. Soe os sinos em armários ou cantos onde a energia tende a estagnar.
Sinos dos ventos
Esses adoráveis elementos são capazes de limpar a energia enquanto se movimentam em determinado espaço. Posicione um sino dos ventos na entrada da sua casa ou no jardim para atrair Chi positivo ou transmutar a negatividade.
Fontes de água
São responsáveis por reduzir o estresse e trazer rapidamente a sensação de tranquilidade para um cômodo, uma vez que o som suave da água imita a atmosfera da natureza.
Cuidado apenas para não posicionar esse tipo de elemento em quartos ou no setor Sul da casa. Você pode adicionar uma fonte nas áreas externas nos setores Norte e/ou Sudeste. Fontes onde a água jorra para cima também é uma ótima cura para os ambientes.
Tigelas Tibetanas
Sempre que se mudar para uma casa nova, toque uma tigela tibetana para limpar as energias negativas deixadas por antigos inquilinos. Primeiro, é necessário limpar a energia batendo palmas ou um tambor. Em seguida, toque a tigela para convidar o Chi negativo para dentro da residência.
Músicas edificantes
Toque músicas relaxantes ou animadas (cuidado com o conteúdo das letras) para encher a sua casa com energia positiva. Mantras e sons da natureza são boas opções.
Sons da Natureza
Os sons da natureza podem ser segmentados em dois grupos: o de fenômenos naturais (chuva, vento, floresta, mar e outros) e o som dos animais (ronronar de um gato, canto de um pássaro, uivo de um lobo etc.).
Dependendo de cada pessoa e circunstância, os sons da natureza têm a capacidade de trazer inúmeros benefícios. Afinal, estar em meio à natureza automaticamente reduz o estresse e produz uma grande sensação de tranquilidade.
Reproduzir esses sons de forma artificial tem um efeito muito parecido capaz de recarregar energias. Ouça-os sempre que precisar trazer essa vibração de volta para os espaços onde vive, trabalha e se diverte.
Saiba mais :