Varada Mudra: aprendendo a perdoar e agradecer
O Varada Mudra é uma posição para a meditação que mexe muito com o ego humano. Utilizamos este mudra quando nos encontramos num estado de tristeza e ansiedade por algum tipo de remorso. Na maioria das vezes é por algo que não conseguimos perdoar, isto pode nos machucar tanto que se acaba criando uma mancha em nossos corações.
Quando aprendemos a nos dissociar desta mancha, é quando nos vemos enfim libertos e longe de todo o mal. Hoje iremos falar um pouco mais sobre o Varada Mudra, que invoca o perdão, a distribuição de bênçãos para todos e a infinita gratidão para com o universo.
Varada Mudra: posição e significados
O Varada Mudra funciona como o “Pai Nosso” para os cristãos, e não é por pouco que ambos são muitas vezes utilizados e feitos juntos. Ela ajuda a perdoar aquelas pessoas que sentimos dificuldades em perdoar. O importante é não nos sentirmos mal com isso e nem arrependidos por perdoar. Quando perdoamos mostramos que somos mais fortes do que a nossa mágoa e que o rancor não faz morada em nossos corações. Quando cortamos estas ervas daninhas pela raiz, nos damos conta de que o nosso jardim não para de brilhar, encantando a todos.
A posição da Varada Mudra é bem simples. Você precisa de um lugar bem tranquilo e com bom silêncio. Sente-se na posição de lótus. Vire a palma da mão esquerda para cima e deixe-a para frente, como se entregasse ou recebesse algo de alguém.
Descubra como curar o corpo e a mente com as próprias mãos!
A mão direita deve ficar em repouso sobre a coxa ou, se quiser, sobre o colo. Tudo depende do local onde você se sentir mais confortável.
Após ter feito a posição, concentre-se muito no perdão, na gratidão e nas bênçãos que o universo já te concedeu. Você nunca pode negligenciá-las ou se esquecer delas. O Amor que o mundo dá é relembrado pelo Varada Mudra e o corpo humano se encontra num estágio de meditação elevadíssimo.
Procure sentir as batidas de seu coração e o canto dele para a sua alma. Quando o coração está aquecido, a alma se deleita e é acalentada pela vida. Nunca se esqueça de realizar esses pensamentos introspectivos para aprimorar sua relação com o seu corpo e com o universo.
Namastê!
Saiba mais :