O Viés do Ponto Cego e as nossas escolhas tendenciosas
Como um ponto cego em um carro, um viés de ponto cego é freqüentemente algo do qual não temos conhecimento e que podem distorcer nossa percepção da realidade levando a pensamentos e decisões erradas.
Imagine que você está dirigindo o seu carro em uma rodovia. Você se dá conta que precisa entrar na pista da direita porque a sua saída está se aproximando. Então, você inicia o processo de sempre: você liga o seu pisca-alerta direito e olha no espelho retrovisor. Nenhum carro está diretamente à sua direita então você começa a virar gradualmente e ouve uma buzina alta. Lá estava um carro que você não viu em seu ponto cego. Você fez quase todo o passo a passo, apenas esqueceu de algo muito importante: verificar o seu ponto cego. Esse é ponto cego na condução.
Entendendo o conceito de viés de ponto cego
O ponto cego dentro da mente humana e da psicologia é algo que você ignora de maneira sistemática, às vezes intencionalmente, outras subconscientemente. Por exemplo: você sabe que para chegar da sua cidade à sua casa de campo, você precisa de 2 horas sem trânsito, mas na maioria das vezes que você fez esse trajeto, diversas coisas fizeram com que você levasse mais de 2 horas: algum imprevisto, trânsito, uma parada para colocar combustível ou usar o banheiro. Ainda assim, ao chegar o momento de você sair para passar o final de semana nessa casa, você sabe que deveria sair com mais do que 2 horas de antecedência, mas racionaliza dizendo “Não vai ter trânsito e não vou precisar parar”, mesmo que as suas experiências passadas tenham te mostrado o oposto.
Outro exemplo é quando a política de ética da sua empresa pede para que os funcionários não aceitem presentes dos fornecedores, para evitar favoritismo. No entanto, quando você recebe um vale para jantar em um restaurante super refinado e concorrido de um dos seus fornecedores, você diz a você mesmo que isso não influenciará na sua decisão ao contratar os serviços dele. Mas quando te perguntam se você acha que os seus colegas podem dar preferência aos fornecedores que deram para eles presentes, você vai pensar que sim, que eles podem ser inconscientemente influenciados pelos presentes.
De uma maneira geral, as pessoas não conseguem enxergar o quão tendenciosas são. Seja alguém que toma boas decisões constantemente ou alguém que vive fazendo escolhas erradas, de uma maneira geral todas elas pensam que são menos tendenciosas que os outros ao seu redor, não tendo relação alguma com a sua capacidade de julgamento, inteligência ou autoestima.
Existem alguns tipos de viés do ponto cego que são classificados de maneiras diferentes, como por exemplo o viés da confirmação, por incentivos, a negação psicológica e a Heurística do Afeto. Vamos detalhar cada um deles, vale a pena.
Viés de confirmação
O viés de confirmação é a tendência a lembrar somente os fatos que confirmam as suas crenças já mantidas. Não é à toa que muitos sábios nos aconselham a conversar com pessoas que discordam da gente. Esse conselho é para contrariar a nossa inclinação natural de apenas conversar com pessoas que têm as mesmas opiniões que nós. É muito mais exigente intelectualmente manter os seus pensamentos contra os de outra pessoa. Muitas vezes nos esquivamos desse tipo de estresse/trabalho. O resultado é que criamos uma falsa sensação de segurança, como um casulo de reforço positivo. Nossas crenças se tornam mais arraigadas e temos uma maior probabilidade de ignorar os pontos que não vão de acordo com nossa visão do assunto.
Negação Psicológica que evita a dor
A negação psicológica que evita a dor é a tendência de desejar tão ardentemente que algo seja verdade que não podemos compreender que não seja verdade. Este viés é freqüentemente visto nos pais de soldados que perderam os seus filhos em batalha. Se o corpo do filho ou da filha nunca for encontrado, os pais muitas vezes terão esperança, apesar das probabilidades, de que o seu ente querido ainda esteja vivo. As pessoas acreditam no que querem acreditar, e subconscientemente empurram para longe provas dolorosas e que confirmam o que lhes causa dor. Você pode notar que a negação psicológica que evita a dor está relacionada à nossa tendência para o viés de confirmação.
Heurística do Afeto
O afeto, ou emoção, heurística descreve como as emoções podem turvar o nosso julgamento e levar a más decisões. Meu avô sempre dizia: “Não se ponha no mar em meio a uma tempestade”. Se você está vivendo algo muito intenso e altamente emocional, é muito mais difícil para você pensar racionalmente em todas as conseqüências de suas ações. A emoção pode turvar o seu julgamento e alterar a realidade.
Viés por incentivos
O viés causado por incentivos age de determinada maneira porque os incentivos são propositalmente criados para que você aja dessa forma. Os seres humanos muitas vezes têm uma associação pavloviana. Ivan Pavlov foi um famoso psicólogo russo que treinou seus cães para salivar ao ouvir um determinado barulho. Assim como os cães, os humanos são condicionados a agir ou não de certa forma, com base em nosso sistema de recompensa. Este sistema de recompensa pode se tornar tão forte, e tão intoxicante, que nos leva a ignorar coisas que deveríamos considerar.
Existem outros tipos de viés do ponto cego, mas é importante tomar consciência de que eles não estão relacionados à capacidade intelectual, de caráter ou de personalidade da pessoa. É algo que todos os seres humanos possuem.
Saiba mais :