Você conhece a semente de rudraksha? Descubra o que é e sua função!
A semente de rudraksha é nativa da árvore da espécie Elaeocarpus ganitrus, encontrada na Índia, no Nepal, no Tibete, na Indonésia e na Malásia. As sementes são retiradas do fruto da árvore, que é semelhante à uma noz. A semente de rudraksha é muito utilizada na confecção de japamalas (cordão de contas hindu), por suas propriedades espirituais e medicinais.
Também conhecida como “Lágrimas de Shiva” pelos hindus, a semente de rudraksha faz parte de uma lenda. Segundo o grupo de artesãos “Mãos Ocupadas”, que realizam a confecção de japalamas, a tradição hindu conta que após um período de meditação, Shiva abriu seus olhos e suas lágrimas caíram no chão. Essas lágrimas deram origem às árvores de rudraksha. Portanto, é muito comum ver Shiva representado com um japamala de rudraksha.
Propriedades energéticas da semente de rudraksha
Na semente de rudraksha, vemos linhas percorrendo sua superfície de cima a baixo. As linhas verticais são chamadas de mukhi, que significa “fendas ou sulcos na superfície” em sânscrito. As sementes são dividas pelas linhas em “gomos”, que determinam suas propriedades energéticas.
As que possuem uma linha vertical, por exemplo, são as rudrakshas de um mukhi, com duas linhas são as de dois mulhis e assim por diante. É mais comum encontrar sementes que possuem de 1 a 21 mukhis. As sementes com 22 mukhis ou mais são muito raras.
A semente de rudraksha que possui cinco faces é facilmente encontrada. Portanto, é mais acessível e suas propriedades mais populares. Segundo a tradição hindu, as sementes com cinco mukhis se associam ao planeta Júpiter, o grande benéfico – de acordo com a astrologia – que controla os cinco elementos: Agni (fogo), Jal (água), Vaayu (ar), Aakash (céu), Prithvi (Terra).
Então, defende-se que a semente com cinco gomos possui uma das mais completas e poderosas manifestações energéticas, que pode promover cura, libertação, proteção, equilíbrio e recomposição de quem as usa.
Clique aqui: Amuleto shamballa: uma pulseira inspirada no terço budista
Propriedades medicinais da semente de rudraksha
Pesquisas científicas da medicina indiana defendem que a semente de rudraksha possui propriedades elétricas e magnéticas e que, quando usadas contra a pele, especialmente sobre o coração, age na rede neural humana de diversas maneiras benéficas. Ela pode equilibrar o campo magnético do coração, melhorar a circulação sanguínea, controlar a taxa de pulso e purificar o sangue. De acordo com os pesquisadores, ao usar os Rudrakshas, carregamos oxigênio, carbono e hidrogênio contra nossos corpos, absorvendo a vibração desses organismos vivos puros.
As Rudrakshas ainda aumentam os níveis de íons negativos e agem diretamente no sistema nervoso central, liberando substâncias químicas em nossos corpos, que são responsáveis por promover emoções positivas. Existem relatos de pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, estresse, artrite e fobias que alcançaram bons resultados com o uso de Rudraksha como coadjuvante. Psicologicamente, a semente tranquiliza e ajuda na concentração, trazendo serenidade e calma à mente.
Saiba mais :