Você conhece os benefícios da sálvia? Veja 13 utilidades escondidas!
A sálvia, cientificamente chamada de Salvia officinalis, é uma planta medicinal, com origem na região mediterrânea.
Alguns estudos comprovam sua ação anti-inflamatória e antioxidante, ambas muito benéficas para o funcionamento do organismo. Se aplicada de forma correta, seu efeito pode ser ainda mais potencializado. A sálvia é fonte de flavonoides fenólicos, luteolina, entre diversos outros nutrientes. É usada como um medicamento natural no tratamento de reumatismo, Alzheimer, bronquite, rinite, entre outros.
A planta também é poderosa para auxiliar mulheres no tratamento de problemas com o ciclo menstrual, como amenorreia – falta de ciclo menstrual ou menstruação escassa – e cólicas menstruais. Este efeito é causado por alguns dos flavonoides presentes na sálvia, que ajudam a equilibrar o sistema hormonal. A planta também auxilia na retenção de líquidos e no tratamento de cistite e ressecamentos vaginais.
Como pode a sálvia ajudar você?
Como podemos observar, o consumo de sálvia traz inúmeras melhorias para o corpo humano. Conheça 13 benefícios do uso de sálvia.
-
Funciona como um ótimo antisséptico
Caso você seja uma pessoa com problemas de cicatrização, pode utilizar uma compressa de água preparada com sálvia e aplica-la diretamente na ferida. O uso desta compressa vai ajudar na recuperação e regeneração da pele, reduzindo o impacto que pode ser causado por bactérias externas.
-
Auxilia no combate à depressão
Diversos chás são utilizados como calmantes, a infusão de sálvia também pode auxiliar no equilíbrio do humor e até reduzir os sintomas da depressão.
-
Previne doenças cardiovasculares
Como a planta é rica em flavonoides e ácidos fenólicos, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
-
Ameniza os sintomas da menopausa
A planta pode controlar e reduzir os sintomas causados pela menopausa. As mulheres lidam com diferentes desconfortos e a sálvia pode agir sobre a mente e o sistema nervoso. Em alguns estudos, identificam-se mulheres que usam o óleo da erva para reduzir a sudorese noturna, comum nessa fase. Defende-se que até 50% da sudorese pode ser reduzida. As ondas de calor também podem se tornar menos frequente a partir da quarta semana de uso.
-
Melhora o aspecto da pele
A planta oferece benefícios aos tecidos, trazendo um efeito antienvelhecimento e reduzindo as rugas e marcas de expressão causadas pelo avanço da idade. A sálvia tem substâncias antioxidantes, que protegem o organismo da ação de radicais livres. Os nutrientes da erva, vitamina A e Cálcio, podem contribuir na proteção dos tecidos. A planta ainda ajuda na prevenção e tratamento de infecções, com poder anti-inflamatório e antisséptico, sendo eficaz até para o tratamento de psoríase e eczema.
-
Melhora a saúde do cabelo
Por conter betasitosterol, a sálvia ajuda a prevenir a calvície dos homens. O óleo da planta é procurado para ser usado diretamente sobre o couro cabeludo. A sálvia pode ser usada em conjunto com outras ervas, como alecrim. Aplicando o chá no cabelo, os fios ficam mais brilhosos e sem caspa. Se desejar que os fios cresçam, a planta também pode favorecer a circulação de nutrientes no couro cabeludo, auxiliando na revitalização do cabelo.
-
Como anti-inflamatório
A planta é utilizada no tratamento de inflamações, tanto internas quanto externas. As inflamações na garganta e pele são as mais comuns no tratamento com sálvia.
-
Contribui para a memória
Recomenda-se o uso da erva para melhor desenvoltura da memória. Por isso, é utilizada no tratamento do Alzheimer. As pessoas que buscam melhorar o rendimento nos estudos, também podem contar com os benefícios da planta, já que ela traz melhorias no desempenho mental.
-
Melhora os níveis de colesterol
A sálvia induz a redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, consequentemente reduz as gorduras que estão na corrente sanguínea. Pessoas que passaram por uma análise durante 60 dias, tiveram os níveis de triglicerídeos e colesterol reduzidos em até 18%.
-
Ajuda na digestão
A planta auxilia no tratamento e prevenção de doenças gastrointestinais e dispepsia. Ela estimula o funcionamento do estômago e reduz problemas do sistema digestivo de modo geral. Ainda ajuda no funcionamento intestinal, reduz a chance de má digestão e incita o funcionamento correto do pâncreas.
-
Controle da glicose
Para quem deseja equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o extrato da sálvia pode contribuir com efeitos anti-hiperglicêmicos, ajudando no controle da glicose. Pessoas que possuem diabetes tipo 2, podem obter benefícios ainda mais relevantes pela sálvia. Porém, é necessário ressaltar que sem uma reeducação alimentar, a contribuição será mínima.
-
Reduz os sintomas da asma
A erva pode ter ação antiespasmódica, reduzindo tensões do sistema respiratório, favorecendo a inalação e reduzindo possibilidades de crises asmáticas. Também pode prevenir e tratar inflamações e constipações nas vias nasais, isso ocorre devido ao efeito calmante que a planta oferece nos músculos do sistema respiratório.
-
Auxilia na perda de peso
O chá de sálvia pode auxiliar na perda de peso, pois oferece efeito diurético, que ajuda na eliminação de líquidos e evita a retenção dos mesmos. Ainda pode contribuir com efeitos antioxidantes e estimulantes, que apoiam o funcionamento metabólico e ajudam na queima de caloria. Combinada com dieta e exercícios físicos, a erva livra o corpo de toxinas e evidencia a perda de peso.
Como utilizar a sálvia?
Um punhado de folhas secas será suficiente para fazer um litro de chá. Você deve fazer a infusão, não fervendo as folhas, mas colocando-as na água quando já estiver fervendo. Apague o fogo, tampe o recipiente e abafe por 10 minutos antes de tomar. Para fazer uma xícara de chá, são necessárias quatro folhas de sálvia, resultando uma boa dose. Recomenda-se tomar quatro xícaras ao dia para tratamentos. Devido ao equilíbrio hormonal causado pela planta, gestantes não devem utilizá-la.
A sálvia pode ser utilizada para banhos, funcionando como um ótimo relaxante. Se não tiver as folhas, pode usar gotas do óleo essencial da erva com este fim. Os defumadores de sálvia são muito eficientes para limpezas energéticas dos ambientes a para melhorar o estado de ânimo. Para fazer a defumação, queime um galho seco da planta com suas folhas, passeie com ele pela casa. Dizem que os maus espíritos se afastam da casa que faz defumação com sálvia. Além disso, o aroma é muito agradável.
Existem diferentes espécies de sálvia que são utilizadas para fins medicinais. A salvia divinorum, originária de regiões desérticas da Califórnia e do México, é usada em rituais indígenas, sendo uma planta enteógena potente. Em seu uso ritualístico, que é proibido no Brasil, o usuário bem preparado alcança diferentes níveis de consciência, mas também poderá ter péssimos efeitos colaterais. Essa espécie é perigosa e não deve ser utilizada sem conhecimentos.
O chá de sálvia, ou suas folhas secas, podem ser encontrados em farmácias fitoterápicas, ou pela internet.
Clique aqui: Tudo sobre Aromaterapia: o poder das plantas como seu aliado poderoso
Como plantar a sálvia?
A sálvia é uma planta de fácil cultivo, mas, não é comum vê-la integrando jardins de casas no Brasil.
Você pode plantar a erva através de sementes – da espécie Salvia officinalis, pois existem diversas variedades ornamentais, com flores vermelhas, que não possuem as mesmas qualidades curativas – ou por estacas (ramos).
A planta não responde bem ao excesso de umidade, devendo regá-la frequentemente apenas no período de brotamento das sementes e crescimento das mudas. Caso você for plantá-la em seu jardim, deixe no tempo e regue apenas se não chover por mais de uma semana. Mas, se for plantar em vasos, tenha cuidado de escolher uma terra orgânica mais argilosa, que tenha uma boa drenagem. Um dos principais problemas do cultivo de sálvia é o apodrecimento de suas raízes pelo excesso de água no solo.
Saiba mais :