Você sabe o que significa o Sacramento do Crisma? Entenda!
Os sete sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, assim como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Correspondem às etapas e momentos importantes da vida do cristão, de forma semelhante às fases da vida natural e da vida espiritual. O Sacramento do Crisma ou Confirmação faz parte dos rituais de iniciação cristã da Igreja Católica, junto com o Batismo e a Eucaristia. Entenda melhor sobre o significado e importância deste ritual sacramental.
O Sacramento do Crisma ou Confirmação
Jesus instituiu o Sacramento do Crisma para confirmar o Batismo e para que nossa fé amadureça e cresça, através da plenitude do Espírito Santo que derrama seus dons sobre nós. Quem escolhe livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, recebe a força para testemunhar o amor e poder do Senhor com atos e palavras.
A prática de transmitir a graça do Espírito Santo através da imposição das mãos existe desde os primórdios da Igreja Católica. Bem no início, foi acrescentada à imposição das mãos a unção com o óleo Crisma.
Ao sermos batizados, já nos tornarmos filhos de Deus. O Sacramento do Crisma é feito para nos enraizar mais profundamente, de forma voluntária, nessa filiação divina. Também se torna mais forte o vínculo com a Igreja, assim como a participação mais ativa em sua missão. O crismado é um soldado de Cristo, sua testemunha. Para seguirmos essa importante tarefa, recebemos no Sacramento do Crisma os dons do Espírito Santo que, de acordo com a tradição da Igreja, são sete: ciência (ou conhecimento), conselho, fortaleza, inteligência, piedade, sabedoria e temor a Deus.
Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja
Nominações e simbolismos do Sacramento do Crisma
Este sacramento é chamado de Crisma devido ao rito essencial, que é a unção. Enquanto o nome Confirmação é dado porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto por óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-Feira Santa, o bispo consagra o óleo para ser usado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos Sacerdotes e dos Bispos e na consagração dos altares e sinos. O óleo simboliza a força, a alegria e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
O Sacramento do Crisma normalmente é realizado pelo bispo. Por motivos pastorais, ele pode incumbir determinado sacerdote para celebrar. No ritual do Crisma, o bispo dá ao crismado um suave sopro para lembra-lo que está se tornando um soldado de Cristo. Qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do Batismo e esteja em estado de graça, que não tenha cometido nenhum pecado mortal, pode e deve receber o sacramento da Confirmação.
Saiba mais :