Você se sente culpado por tudo? Conheça o efeito Dobby
Caso você se sinta culpado por tudo e se auto castigue por isso, pode estar sofrendo com o “efeito Dobby”. Quem acompanhou a saga de Harry Potter já conhece o personagem que inspirou este efeito. Dobby é um elfo doméstico, que costuma se auto mutilar quando não atende as expectativas dos seus mestres, ou acredita que não cumpre.
Apesar das cenas com Dobby parecerem cômicas, aterrorizam aqueles que estão ao redor. Pois, quem gostaria de machucar a si mesmo? Porém, esta é uma realidade na vida de muitas pessoas. Portanto, de alguma forma, este comportamento ficou conhecido como efeito Dobby. O efeito está ligado à maneira como o elfo trata a si mesmo.
Se sentir culpado por ter feito algo que não condiz com seus valores, ou que considera ruim, é até normal. O preocupável é quando nos punimos de forma constante porque nos sentimos culpados por tudo. Este é um sintoma de que estamos nos responsabilizando excessivamente.
“A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado”
A culpa excessiva
Na sociedade, existem diversos motivos que te fazem sentir culpado sem razões justas para isso. Em algumas situações, a culpa aparece por não satisfazermos o que os outros esperam de nós ou o as expectativas da sociedade. Conheça alguns exemplos nos quais a culpa nos atinge:
– Não ser uma boa mãe: inúmeras mulheres sofrem da chamada depressão pós-parto. A síndrome faz com que se sintam culpadas porque, teoricamente, uma mãe deveria sentir uma felicidade plena por sua nova condição. Desta forma, nos casos em que esse sentimento não ocorre, a culpa surge.
– Acreditar que merece ser agredido: pessoas que são agredidas normalmente justificam o ato de seus familiares ou parceiros por ações ou atitudes que tiveram. Assim, não são capazes de denunciar ou abandonar, porque se sentem culpadas.
Podemos citar diversos outros casos em que uma pessoa pode ser identificada com o efeito Dobby. Trata-se de uma forma de autoflagelação, em que o indivíduo se machuca ou permite que o outro o faça.
Clique aqui: Descubra o significado de Kama muta – uma intensa emoção
A nossa responsabilidade emocional
Se sentir culpado não é necessariamente prejudicial. Pode ser benéfico quando nos traz uma lição ou aprendizado. Porém, quando a culpa passa ser a causa de uma punição sem qualquer propósito além de experimentar o sofrimento, não é nem um pouco saudável. A culpa é cruel quando afeta nossa assertividade, deixando com que terceiros nos machuquem.
A responsabilidade de atender às expectativas dos outros muitas vezes surge em nossa infância. Em alguns casos, nossos pais depositam suas frustrações em nós. Tudo isso vai ficando em nossas mentes à medida em que crescemos e aprendemos a julgar que somos culpados, que erramos e nos encarregamos de nos castigar.
Se você acredita que está sofrendo com o efeito Dobby, saiba que é possível mudar. A melhor forma é trabalhar a sua autoestima. Ao melhorar o conceito que temos sobre nós mesmos, passamos a ser mais flexíveis com nossos próprios erros e acima de qualquer coisa, deixamos de nos responsabilizar pelo o que não nos diz respeito. Procure um profissional para melhorar a forma como se trata e como permite que os outros te tratem.
Este artigo foi livremente inspirado nessa publicação e adaptado ao conteúdo do WeMystic.
Saiba mais :