Como praticar Yoga: um guia completo para começar
A melhor maneira de aprender yoga é fazendo, mas se você está nervoso em […]
De origem sânscrita a partir do verbo “yuj”, Yoga significa união e tem como principal objetivo promover o bem-estar através da integração do ser ao silenciar a mente. Esse processo pode ser trabalhado com técnicas de respiração, posturas (asanas) e de meditação.
Segundos os grandes mestres yogis, ao alcançar o equilíbrio do corpo por meio dos movimentos e alinhamento de chakras e glândulas, a mente acaba se equilibrando por consequência.
O Yoga surgiu na Índia e tem como base princípios das disciplinas mentais e físicas indianas. Sendo assim, as práticas foram bastante influenciadas por filosofias hindus e budistas.
Como doutrina, o Yoga tem aproximados 5000 anos, sendo codificado por volta do século II a.C por Patânjali, um grande sábio responsável por compilar todos os ensinamentos de Yoga em um respeitado e reconhecido sistema.
Conhecido como Senda Óctupla, o sistema de Yoga de Patânjali apresenta 8 passos fundamentais para a iluminação ou estado de união com o Divino.
Está subdividido em Ahimsa (a não violência), Satya (não mentir), Asteya (não roubar), Brahmacharya (ser comedido) e Aparigraha (não cobiçar).
É o saucha (limpeza) do corpo através da alimentação, do shat-karma (limpeza corporal) e pranayama; também é o saucha da mente, intelecto e emoções e o saucha do local em que se pratica yoga.
O praticante deve estar com a coluna vertebral reta e o corpo firme, sempre em posição confortável para a meditação. De acordo com as Escrituras, acredita-se que existam cerca de 8.400.000 asanas, mas 12 são as posturas básicas e que contém a essência do sistema.
Através de exercícios respiratórios, consiste em controlar o prana, ou correntes vitais sutis.
Os sentidos não poder estar subjugados aos desejos da mente, pois quando isso ocorre perdemos o controle e somos levados por agitações e desejos;
Passo em que o yogi deve manter a mente numa só ideia. Deve-se praticar a introversão, limitando a atividade mental a apenas a contemplação de um único objeto.
É o ato consciente de contemplação e do objeto de meditação. Apesar de parecer semelhante ao anterior, aqui o praticante torna-se o próprio objeto de contemplação, sendo capaz de manter esse estado por 144 respirações.
A última etapa do sistema é a “meditação completa”, e ocorre quando se atinge a suspensão e compreensão da existência e a comunhão com o Universo. Aqui, o conhecedor, o conhecimento e o conhecido se tornam um. No budismo, o Samadhi é sinônimo de quietude da mente.
Existem centenas de estilos de Yoga pelo mundo, os quais propõem diversos caminhos para alcançar um único objetivo: o Samadhi, a compreensão da existência. Todos os praticantes de Yoga têm esse objetivo em comum, mas os meios para alcançá-lo são distintos.
Sendo assim, variadas linhas de Yoga tiveram origem, cada uma com uma proposta particular. Algumas delas são:
Vinyasa Yoga, Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Iyengar Yoga, Jñana Yoga, Karma Yoga, Kryia Yoga, Raja Yoga, Tantra Yoga, Kundalini Yoga, Prakriti Yoga, dentre tantas outras.
As escolas mais antigas se mantêm utilizando método estritamente técnicos. Já as mais modernas adotam uma tendência mais voltada ao espiritualismo.
Há várias coisas que você deve entender e pesquisar antes de começar a praticar Yoga. Entre elas, estão entender os diferentes tipos de Yoga, saber quais são os materiais necessários e pensar sobre a roupa ideal para esta prática.
Clique Aqui: Como começar a praticar Yoga
Assim como cada fase da lua tem o seu significado, o mesmo acontece com as posições do yoga. Algumas delas podem ser mais favoráveis de se praticar numa determinada fase lunar. Na lua cheia – uma fase de liberar as emoções – temos o exemplos da pose do arco te encoraja a soltar qualquer coisa que esteja presa dentro de você.
Clique Aqui: Poses de Yoga de acordo com fases da Lua
Shorts ou leggings justas ao corpo, assim como tops e blusas que não caiam na sua cara durante as poses, são essenciais. O tapete também é um acessório importante, caso a sua academia ou estúdio de yoga não aluguem, assim como as meias especiais para não deslizar.
Clique Aqui: Quais são os acessórios para praticar Yoga?
O Yoga pode trazer muitos benefícios para os idosos, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Apesar de algumas posturas serem mais difíceis, mal ou bem, é uma atividade relaxante e acessível. Além disso, ajuda a fortalecer os ossos, a prevenir quedas e traz muitas outras vantagens para o corpo.
Clique Aqui: Benefícios do Yoga na terceira idade
As crianças hoje em dia são facilmente distraídas com tanta informação e tecnologia. O yoga, no meio disto tudo, pode ajudar a trabalhar o campo emocional e energético das crianças, além de permitir que desfrutem dos benefícios da meditação.
Clique Aqui: Benefícios do Yoga para crianças
No dia a dia, o yoga proporciona pequenos exercícios super acessíveis e fáceis, até mesmo de fazer em casa. A chave está na flexibilidade e na concentração que você deve ter na sua respiração. O principal conselho é: mantenha a postura que estiver fazendo por alguns segundos, mas não force para evitar lesões e dores desnecessárias.
Clique Aqui: 5 exercícios de yoga fáceis e práticos de fazer
O yoga pode ajudar as grávidas a manter a forma física durante os longos 9 meses de gestação, além de um estado de espírito sereno para preservar a saúde do bebê. Outro benefício é que a gestante fica bastante preparada para o parto, relaxando sua mente e a sensação contínua de cansaço.
Clique Aqui: Yoga para grávidas: conheça os benefícios para você e seu bebê
Você gosta de passar um tempo na sua sala? As visitas se sentem confortáveis nesse ambiente? Se a sua resposta for “não”, é provável que você precise aplicar cuidadosamente o Feng Shui nesse cômodo.
A postura da árvore, ou Vrksasana, é uma das mais famosas. Com certeza você já viu uma foto de alguém com os braços sobre a cabeça, juntando as palmas das mãos, e a se equilibrar em apenas em uma perna. A posição ajuda a fortalecer todos os músculos das pernas, e também a sua coluna vertebral, sem falar no equilíbrio.
Clique Aqui: O que é a postura da árvore no Yoga?
O Yoga tem um papel importante para manter o equilíbrio dos chakras. Durante uma aula de Yoga, as posturas fazem com que uma energia poderosa passe por todo o seu corpo. Ou seja, se você trabalhar bem todas as diferentes posições do Yoga, você vai trabalhar também todos os chakras. Você também pode focar em um chakra específico, basta fazer a posição que liga a parte específica do seu corpo ao mesmo.
Clique Aqui: A relação do Yoga com o equilíbrio dos chakras
O Yoga é uma atividade que não depende de equipamentos, como na academia, ou de pesos. Portanto, desde estúdios especializados na prática até na sua própria casa, é uma atividade bastante fácil de fazer em qualquer lado. Apenas não se esqueça de levar o tapete para não machucar os pés e os joelhos.
Clique Aqui: Onde fazer Yoga: veja as sugestões em 4 cidades
É considerado o tipo de yoga clássico e mais popular.
É um tipo de yoga desenvolvido a partir do Hatha, mas com mais intensidade.
É um estilo de yoga mais contemporâneo, onde as posturas são executadas como se seguisse uma coreografia.
Esse tipo de yoga trabalha mais o lado espiritual e a conexão entre corpo e mente.
É similar ao Kundalini, focado no lado espiritual, com posturas intensas e desafiadoras.
É um tipo de yoga voltado para quem quer trabalhar o equilíbrio. A permanência durante a execução das posturas é muito importante.
Uma espécie de Hatha Yoga, mas com influências da medicina chinesa e ayurvedica.
É uma versão que engloba um sistema multifacetado de técnicas de vários tipos de Yoga.
Inspirado no sistema tradicional, tem a intenção de ser fácil de aprender, alcançando a união entre mente, corpo e espírito.
É considerado uma versão ocidental do Ashtanga Yoga, sendo multi-disciplinario.
Esse tipo de Yoga abrange uma prática espiritual e física, com abordagens filosóficas e psicológicas.
A melhor maneira de aprender yoga é fazendo, mas se você está nervoso em […]
As crianças lidam com muitas distrações, tentações, superestimulação e pressão hoje em dia. As […]
A saudação ao sol é uma das posições da yoga mais conhecida em todo […]
Conversamos com profissionais da área para entender melhor como os exercícios físicos e mentais […]
Neste artigo vamos falar sobre uma sequência de yoga para ansiedade. Não importa se […]
O yoga é para todos e os iniciantes devem estar cientes de certos mitos […]
No meio da agitação da vida moderna, nossa saúde emocional fica instável, mas a […]
Viver junto com o seu parceiro pode ser um desafio diário, mas há coisas […]
Em um mundo perfeito, todos nós teríamos estilos de vida super ativos que nos […]
Entrevista com autor convidado WeMystic: Alice Mendonça “Yoga não nos torna melhores do que os […]