Yogaterapia Ayurvédica: o que é e como ela poderá lhe auxiliar
O termo Yogaterapia pode soar mais familiar do que o esperado para a maioria das pessoas. Afinal, tanto o Yoga quanto o Ayurveda são práticas que atravessam milênios ao longo da história humana. As duas práticas têm muitos pontos em comum, podendo citar o fato de ambas terem origens indianas e um histórico que ultrapassa a marca dos 3 mil anos de existência.
A introdução delas no mundo ocidental não é exatamente recente, mas somente há pouco tempo é que começaram a dar passos mais largos e conquistar tal fração do mundo. Essa atenção crescente é muito merecida, já que mostram resultados visíveis no combate a diversos males.
Regiões como o norte das Américas – mais especificamente nos Estados Unidos – e grande parte do continente Europeu já mostram uma forte adesão à prática da Yogaterapia, bem como a medicina Ayurvédica. Até mesmo órgãos como a OMS (Organização Mundial de Saúde) não só reconhecem as duas ciências, como as consideram complementares. Se trabalhadas de forma conjunta nos pacientes, são capazes de oferecer muito mais benefícios à saúde e ao bem-estar.
Funcionamento da Yogaterapia Ayurvédica
A Yogaterapia tem como seu principal objetivo o controle da mente, o que não a impede de oferecer um amplo trabalho corporal através de uma série de posturas coordenadas pelo vigor e grande capacidade de controle cardiorrespiratório.
Os antigos estudiosos que estiveram nas origens dessa terapia já sabiam da importância das interações entre o corpo e a mente humana, dizendo que a mente não seria capaz de evoluir, caso não apresentasse um corpo saudável e suficientemente forte para acompanha-la. Da mesma forma, o corpo não poderia se desenvolver ou se manter saudável, se não estivesse aliado à uma mente ativa.
A medicina Ayurvédica segue os mesmo princípios básicos e acredita na interação entre os cinco elementos fundamentais: terra, água, fogo, ar e espaço. Para ela, manter o equilíbrio na interação destes elementos é essencial para uma boa saúde do corpo físico.
O ponto mais importante da prática da Yogaterapia Ayurvédica vem da necessidade de individualização. A visão mais habitual de quem procura praticar Yoga é a de salas de aula repletas de alunos, todos executando os mesmos procedimentos e posturas sem levar em consideração as necessidades individuais destas pessoas.
Os benefícios da prática de Yoga são muito claros, mas diversos mestres nesta terapia também afirmam que a Yogaterapia Ayurvédica, onde o processo é individualizado de acordo com seu biótipo e estilo de vida, oferecem menos riscos e muito mais benefícios ao explorar ao máximo o potencial das duas terapias.
Leia também: Energize seus chakras com massagem Ayurvédica.
Saiba mais :