Efeito Dunning-Kruger: a superestimação de conhecimentos e habilidades
O efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo no qual as pessoas superestimam de maneira incorreta os seus conhecimentos ou habilidades em uma área específica. Isto tende a ocorrer porque a falta de autoconhecimento as impede de avaliar com precisão as suas próprias habilidades. Como Charles Darwin escreveu em seu livro A Descendência do Homem, “A ignorância gera mais freqüentemente confiança do que o conhecimento“.
Este fenômeno é algo que você provavelmente já experimentou na vida real, talvez ao redor da mesa de jantar em uma reunião familiar. Ao longo da refeição, um membro da sua família começa a falar longamente sobre um tópico, proclamando corajosamente que ele está correto e que a opinião de todos os outros é estúpida, desinformada e simplesmente errada. Pode ser claramente evidente para todos na sala que essa pessoa não tem ideia do que está falando, mas prossegue, ignorando sua própria ignorância.
O efeito tem o nome dos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger, dois psicólogos sociais que o descreveram pela primeira vez. Em seu estudo original sobre este fenômeno psicológico, eles realizaram uma série de quatro investigações.
Em uma das experiências, os pesquisadores pediram aos 65 participantes para classificar como piadas diferentes seriam engraçadas. Alguns desses participantes não conseguiam determinar o que as outras pessoas achariam engraçado, mas ainda assim eles se consideravam excelentes conhecedores de humor. Nesse estudo foi notado que as pessoas com baixa capacidade cognitiva tem uma tendência maior a se superestimar. As pessoas que tiveram a porcentagem mais baixa nos testes de gramática, humor e lógica superestimaram dramaticamente o desempenho deles (suas pontuações reais nos testes foram de uma média de 12%, mas eles estimaram que o seu desempenho foi de 62%).
As pessoas incompetentes, os pesquisadores constataram, não são apenas pessoas com mau desempenho, mas também são incapazes de avaliar e reconhecer com precisão a qualidade do seu próprio trabalho. Esta é a razão pela qual os estudantes que ganham notas fracas nos exames às vezes sentem que mereciam uma nota muito mais alta. Eles superestimam seus próprios conhecimentos e habilidades e são incapazes de ver a pobreza do seu desempenho.
“Em muitos casos, a incompetência não deixa as pessoas desorientadas, perplexas ou cautelosas”, escreveu David Dunning em um artigo para o Pacific Standard. “Em vez disso, os incompetentes são freqüentemente abençoados com uma confiança inapropriada, impulsionados por algo que lhes agrada como conhecimento”.
As pessoas incompetentes tendem a superestimar os seus próprios níveis de habilidade, a não reconhecer a habilidade e experiência de outras pessoas e falham em reconhecer os seus próprios erros e falta de habilidade.
Este efeito pode ter um impacto profundo no que as pessoas acreditam, nas decisões que tomam e nas ações que tomam. Em um estudo, Dunning e Ehrlinger descobriram que as mulheres se desempenhavam igualmente aos homens em um teste científico, e ainda assim as mulheres subestimaram o seu desempenho porque acreditavam ter menos capacidade de raciocínio científico do que os homens. Os pesquisadores também descobriram que, como resultado desta crença, estas mulheres eram mais propensas a se recusarem a participar de uma competição científica.
O que está por trás do Efeito Dunning-Kruger?
Então, o que explica este efeito psicológico?
Será que algumas pessoas são simplesmente muito densas para saberem o quanto são tolas? Dunning e Kruger sugerem que este fenômeno deriva do que eles chamam de “fardo duplo”. As pessoas não são apenas incompetentes; sua incompetência as rouba da capacidade mental de perceber o quão ineptas elas são.
Dunning salientou que os próprios conhecimentos e habilidades necessários para ser bom em uma tarefa são exatamente as mesmas qualidades que uma pessoa precisa para reconhecer que não é boa nessa tarefa. Portanto, se uma pessoa não tem essas habilidades, ela permanece não apenas má nessa tarefa, mas ignorante de sua própria incapacidade.
A pesquisa sugere que os déficits de habilidade e perícia criam um problema com duas vertentes. Em primeiro lugar, esses déficits fazem com que as pessoas tenham um mau desempenho na área em que são incompetentes. Em segundo lugar, seu conhecimento errôneo e deficiente as torna incapazes de reconhecer os seus erros.
Quem é afetado pelo efeito Dunning-Kruger?
Infelizmente, todos nós somos.
Isto porque não importa o quão informados ou experientes sejamos, todos têm áreas nas quais estão desinformados e são incompetentes. Você pode ser inteligente e competente em muitas áreas, mas ninguém é um especialista em tudo.
O efeito Dunning-Kruger não é sinônimo de baixo QI.
Como a consciência do termo tem aumentado, sua má aplicação como sinônimo de “estúpido” também tem crescido. Afinal de contas, é fácil julgar os outros e acreditar que tais coisas simplesmente não se aplicam a você.
Existe alguma maneira de superar o efeito Dunning-Kruger?
Existe algo que possa minimizar este fenômeno? Há algum ponto em que os incompetentes realmente reconheçam sua própria falta de habilidade? “Somos todos motores de descrença”, sugeriu Dunning. Embora todos nós sejamos propensos a experimentar o efeito Dunning-Kruger, aprender mais sobre como a mente funciona e os erros aos quais todos nós somos suscetíveis pode ser um passo para corrigir tais padrões.
Dunning e Kruger sugerem que à medida que a experiência com um assunto aumenta, a confiança normalmente diminui para níveis mais realistas. Conforme as pessoas aprendem mais sobre o tema de interesse, elas começam a reconhecer sua própria falta de conhecimento e habilidade. Então, à medida que as pessoas adquirem mais informações e realmente se tornam especialistas em um tópico, seus níveis de confiança começam a melhorar mais uma vez.
Então, o que você pode fazer para obter uma avaliação mais realista de suas próprias habilidades em uma determinada área se você não tem certeza de que pode confiar em sua própria autoavaliação?
Continue aprendendo e praticando. Em vez de assumir que você sabe tudo o que há para saber sobre um assunto, continue pesquisando mais a fundo. Uma vez que você adquirir um maior conhecimento de um tópico, é mais provável que você reconheça o quanto ainda há para aprender. Isto pode combater a tendência de supor que você é um especialista, mesmo que não seja.
Questione o que você sabe, pergunte a outras pessoas como você está se saindo. Embora às vezes possa ser difícil de ouvir, um feedback pode fornecer insights valiosos sobre como os outros percebem suas habilidades. Outra estratégia eficaz pode ser pedir aos outros que façam críticas construtivas. Mesmo quando você aprende mais e obtém feedback, pode ser fácil prestar atenção apenas às coisas que confirmam o que você acha que já sabe. Este é um exemplo de outro tipo de viés psicológico conhecido como o viés de confirmação. A fim de minimizar esta tendência, continue desafiando as suas crenças e expectativas. Procure informações que desafiem suas idéias.
O efeito Dunning-Kruger é um dos muitos vieses cognitivos que podem afetar seus comportamentos e decisões, desde o mundano até algo que tenha realmente um impacto e possa mudar a sua vida. Embora possa ser mais fácil reconhecer o fenômeno em outros, é importante lembrar que ele é algo que afeta a todos. Ao compreender as causas subjacentes que contribuem para este viés psicológico, você poderá ser mais capaz de detectar estas tendências em si mesmo e encontrar maneiras de superá-las.
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