A hora morta: você sabe o que é?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O dia tem 24 horas. Conforme a Terra gira, nasce o sol, que aos poucos vai sumindo no horizonte até dar lugar a Lua. O planeta muda, os astros mudam e também as energias. Cada momento do dia tem uma energia diferente, não só pelo que acontece no céu, mas também em função da vibração emanada pelas atividades dos encarnados.
“Não há dor que o sono não consiga vencer”
Repare: a manhã tem uma energia diferente do final da tarde, onde todos estão correndo para chegar em casa, cansados, enfrentando trânsito. É uma hora agitada, que costuma inclusive piorar o estado de saúde de pessoas doentes. Aquela febrinha chamada de “febre da tarde” começa a aparecer em torno das 17:00 hs, mesmo que a pessoa tenha passado o dia sem ela. Os dias também tem sua energia! Um domingo, por exemplo, costuma ser mais melancólico a noite. E muitas pessoas sentem essa vibração e acabam até se contaminando por ela.
Mas, hoje vamos falar da hora morta. Você sabe o que é? E o que acontece nessa hora? Vem saber!
Os portais da madrugada: os umbrais estão abertos
A hora morta é bastante conhecida há muito tempo. Só que ela tinha outros nomes e significados que podiam variar de acordo com a cultura. Mas, o fato é que quando anoitece e a madrugada entra, tem um período nesse intervalo de tempo que hoje conhecemos por hora morta.
Esse período acontece entre às 3:00 e às 3:59 da manhã. Essa é a hora morta. Por algum motivo, diversas pessoas com depressão acordam essa hora e se sentem muito mais tristes que o normal, ficam angustiadas e mais ansiosas. Mesmo quem não tem depressão mas possui uma sensibilidade energética maior, diz que acorda esse horário muitas vezes.
A hora morta tem uma característica que é a queda energética, que acaba sendo sentida pelas pessoas. Um incômodo emocional, aceleração dos pensamentos e até sintomas físicos como alteração da frequência de batimentos cardíacos estão entre os sintomas de quem percebe essa queda energética. Esse fenômeno não recebe atenção da ciência, mas é fato que ele existe em função da imensa quantidade de pessoas que relatam acordar sempre nessa mesma hora. Isso acontece com você? Ou com alguém que você conhece?
“O sono é como uma outra casa que poderíamos ter, e onde, deixando a nossa, iríamos dormir”
No meio místico, existe uma explicação para a hora morta. E essa explicação tem a ver com o mundo dos espíritos e a comunicação entre essa dimensão e a dimensão material. Quando o relógio marca 3:00 hs, portais espirituais são abertos e o mundo espiritual fica mais acessível. Então, os espíritos ficam com uma influência muito maior sobre a Terra, e essa influência é sentida por essas pessoas que possuem uma sensibilidade maior. Mesmo sem ter consciência disso, essas pessoas acordam nesse período em função desse impacto energético. Algumas logo voltam a dormir, outras demoram mais tempo para pegar no sono novamente.
E, quanto maior a sensibilidade, mais influência a pessoa vai sofrer. Muita gente tem pesadelos durante a hora morta, e alguns até chegam a ver vultos e sombras pelo quarto. Outros, ouvem vozes e ruídos, o que pode ser bem assustador. Mas, como sabemos, não é preciso temer. Nenhum espírito pode fazer mal para um encarnado, a não ser através da influência mental, mas fisicamente não é possível que um espírito consiga machucar uma pessoa. O que acontece também é que os magos negros usam esse período para fazer trabalhos de magia negra, oferendas para espíritos, aproveitando essa comunicação que fica mais facilitada. Isso também colabora para que a queda na frequência energética seja ainda mais intensa.
É muito comum encontrarmos associações entre a hora morte e o diabo, mas isso não é verdadeiro. O diabo é uma entidade criada pela igreja católica, um personagem de um narrativa religiosa que tenta explicar através de parábolas a criação do mundo. Certamente não é a hora do diabo, embora a hora morta seja sim um momento de frequência mais baixa.
7 maneiras de voltar a dormir mais rapidamente
Para amenizar os efeitos da hora morta e voltar a dormir rapidamente, aqui vão 7 dicas ótimas que vão te ajudar a aumentar a qualidade do seu sono.
-
Deixe o celular longe
Quando acordar a noite, evite olhar no celular. Saber que horas são já pode influenciar sua cabeça e trazer um medo que é desnecessário. Além disso, quando você acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir, as pequenas luzes são um dos maiores obstáculos para a dificuldade. Se uma fresta na cortina já atrapalha, imagine então pegar o celular para olhar a hora ou qualquer outra coisa. Dispositivos eletrônicos emitem luzes que nos mantêm acordados, especialmente aqueles utilizados próximo ao rosto, como smartphones. Além das luzes, as informações lidas podem acabar ativando um estado de alerta, que transformam uma simples dificuldade para voltar a dormir em uma noite em claro. Leia mais sobre a “insónia digital” neste artigo.
-
Levante
Se você acordou e está com dificuldade para voltar a dormir, às vezes levantar da cama e fazer alguma outra coisa pode ajudar sua mente a se distrair e permitir que o sono volte. É claro que essa atividade deve ser leve, relaxante, como se alongar ou ler algo simples, para que sua cabeça se esqueça que precisa dormir naquele exato momento e o sono apareça naturalmente.
-
Faça exercícios de respiração
A respiração pode ajudar muito a relaxar o corpo e também a mente. Quando respiramos da forma correta, nosso corpo entra em um alinhamento perfeito, onde tudo funciona da melhor forma. Assim, fazer isso quando o objetivo é dormir, respirar pode ajudar. Um corpo tenso não conseguirá cair no sono tão cedo, então procure sempre relaxar o máximo possível e foque sua atenção na inspiração e expiração e espere o sono chegar!
-
Imagine situações relaxantes
Se a mente está desperta e nada mais funcionou, aproveite para sonhar. Imagine situações que sejam relaxantes, que tragam bem-estar e felicidade. Aqui, cada um possui sua preferência, pois o local perfeito pode ser uma praia tranquila, o gramado de um parque que você adora ou o vento batendo no seu rosto no topo de uma montanha.
O segredo é se imaginar naquele momento, sentindo cada detalhe da situação. Pode ser que você adormeça mais rápido do que pensa e ainda sonhe com o que estava imaginando!
“Evite sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e as mágoas, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los”
-
Medite
Meditar antes de dormir ou no momento em que a insônia chega é uma ótima dica para pegar no sono. Existem meditações guiadas relaxantes, específicas para acalmar a mente, o corpo e induzir o cérebro a sair da vigília e entrar nos estados do sono. Estudos mostram que as pessoas que meditam dormem mais tempo e melhor, graças ao profundo poder de relaxamento proporcionado pela prática.
-
Ouça músicas relaxantes
Seguindo o mesmo raciocínio da meditação, a música tem poderes relaxantes e podem ajudar você a dormir mais rápido. Se a sua dificuldade com o sono é recorrente, separe uma playlist de músicas para relaxar. Essa seleção pode conter músicas tranquilas ou também sons da natureza, como da chuva, por exemplo. Usar fones de ouvido pode ajudar você a focar a mente no exercício de relaxamento, evitando que você disperse em função do que acontece ao redor. Enquanto ouve, procure aplicar as outras técnicas de respiração ou relaxamento dos músculos.
-
Escureça o ambiente
A pineal e o cérebro entendem melhor que é hora de dormir quando o ambiente está escuro. Portanto, quando mais escurinho, melhor. Feche as cortinas e tente fazer com que o ambiente receba a menor quantidade de luz possível, para ajudar seu cérebro a entender a mensagem e liberar um volume maior dos hormônios do sono.
Saiba mais :