Naipe de Ouros: o Elemento Terra nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A sequência do Naipe de Ouros é representada por pentáculos – moedas de ouro com pentagramas. O mineral ouro simboliza a matéria, como é próprio ao elemento Terra. A Terra é considerada um elemento de caráter Yin, e os arcanos desta série revelam o efeito dos trânsitos planetários nas casas astrais de Touro, Virgem e Capricórnio.
Naipe de Ouros e o Elemento Terra
A Terra governa não apenas a matéria, mas tudo aquilo que a estrutura, inclusive a própria noção de ordem. Assim, é neste elemento que encontramos nossa energia de ancoragem.
Este elemento se orienta pelo senso de edificação – então, tudo deve ser feito para preservar e durar, economizando recursos e meios. A realidade da Terra é uma realidade que se constrói pedra sobre pedra, tijolo por tijolo, de baixo para cima.
Pertencem a este domínio a forma e a constituição das coisas, o conteúdo concreto e apreensível da realidade. Assim, também se inserem neste elemento os alimentos – que são produzidos através da Terra e que entram na composição de nosso corpo, refletindo-se em nossa saúde. Os cuidados com o corpo e a saúde, a parte física e concreta do que somos. Os sentidos com que nosso corpo apreende a realidade e se relaciona com ela.
Estudando este elemento, percebemos como o gerenciamento do tempo se dá paralelamente à organização do espaço. O sentido de progressão desta série é devagar e sempre, calculando, programando, semeando e colhendo conforme cada estação.
Num âmbito maior, o próprio planeta Terra e os conceitos de ecologia, sustentabilidade e economia circular estão presentes neste elemento. Nada que se cria vai para frente sem um bom fundamento, e a Terra é o próprio fundamento. Esta sequência nos fala da importância de termos raízes. Porque raízes nos dão senso de pertinência e procedência, situando-nos numa linhagem, numa espécie, e também no tempo.
Em Terra entra a nossa casa que, enquanto estrutura, é abrigo e segurança, mas é também lar, uma vez que a energia doméstica e familiar a habitam. Esta esfera também comporta o patrimônio imobiliário e os espólios herdados, passados de geração a geração como bens. Como extensão disso, os bens materiais, as posses. Nosso trabalho e nossa carreira também pertencem a este domínio por serem meios de preservarmos essas bases, que por sua vez asseguram a continuidade de nossos descendentes.
Finalmente, este reino constitui o alicerce onde o mundo e as histórias se assentam, trazendo nossa ancestralidade e nossas tradições, nossas famílias; os fundamentos de nossa criação e cidadania.
Os arcanos desta série descrevem a trajetória por Terra desde a primeira semente plantada no chão – Ás de Pentáculos – até o Dez de Pentáculos, onde aquela primeira semente frutificada deu origem a três gerações de uma família. A evolução ao longo da sequência de Terra cria raízes e deixa uma tradição.
As figuras da corte de Pentáculos transmitem qualidades de estabilidade. Qualquer que seja sua posição, depreendemos delas impressão de vigor, sobriedade e solidez. Quando nos deparamos com tais figuras, elas nos inspiram com seu exemplo de boa gestão de tempo e recursos, e somos inclinados a nos responsabilizar por nossa vida material, nosso trabalho e nossa saúde.
Aspectos positivos em Terra: solidez, confiabilidade, segurança, saúde, foco, responsabilidade, organização, prevenção, estrutura.
Aspectos negativos em Terra: apego, acomodação, estagnação, perda, conservadorismo, possessividade, materialismo, repetição, limite.
Saiba mais :